Agora vem a 2ª parte da 2ª fase da OAB: a correção das peças de 56.619 candidatos!

Segunda, 18 de maio de 2015

correção das peças de 56.619 candidatos

Agora vem a PIOR para os candidatos da 2ª fase: o período de correção das peças pela FGV.

E é a pior parte porque não é possível fazer nada: todos nós somos expectadores de uma "espetáculo" que não pode ser visto. Não pode ser visto mas todo mundo sabe que está sendo encenado.

Esse é o período em que a ansiedade ganha sua maior dimensão. Aliás, chegando próximo ao dia do resultado preliminar (08/06) a ansiedade ganha contornos dramáticos. É a pior espera do mundo!

E a grande dúvida é uma só: "será que estão corrigindo a minha prova direito?"

Bom...se nas últimas edições tivemos uma melhora sensível na qualidade das provas, tirando um detalhe ou outro, na parte das correções a coisa até que melhorou, mas está bem longe do ideal.

Sempre temos problemas neste momento.

A verdade, olhando em perspectiva, é que depois da 2ª fase do X Exame de Ordem a FGV deu uma melhorada geral no nível do Exame de Ordem, contando aí as duas fases. Foi necessário um exame traumático como aquele para a "ficha cair" e as coisas finalmente tomarem rumo.

Dá para contar nos dedos de uma só não as edições que não deram problemas, e isso contabilizando o tempo em que acompanho a prova, desde bem antes da completa unificação, incluindo aí a questão da correção das peças. Essas sempre geram polêmica.

Bom...na atual edição o quadro estatístico é o seguinte:

Nós tivemos 111.816 inscritos, com 26.836 aprovados, o que dá um percentual de aprovação de 24%. Contando com os candidatos que já estão na repescagem(29.783) nós tivemos ontem 56.619 candidatos, descontando, é claro, os ausentes e o pessoal da repescagem que não se inscreveu.

É gente pra dedeú!!

Aqui, ao menos, uma vantagem se compararmos com a edição passada: serão menos provas a serem corrigidas. Na prova passada tivemos um total na 2ª fase de 70.354 examinandos - o recorde absoluto em uma segunda fase. Levando isso em consideração, o pessoal da FGV terá menos provas para corrigir, e isso é bom para vocês.

E, também, vamos concordar que as provas ontem foram bem boas para quem estudou, sem controvérsias, tirando, até a gora, a questão da prova de Empresarial.

Vamos agora aprender a roer as unhas e esperar pela correção da FGV, que na cabeça de vocês vai levar toda uma imensa eternidade.

Haja unha!