Segunda, 3 de janeiro de 2011
Este é o primeiro post de 2011. Que seja um bom ano para todos!!
Como muitos de vocês já sabem, existem comentários dando conta da inclusão de uma série de novas disciplinas na prova objetiva do Exame de Ordem 2010.3. Estas disciplinas seriam Direitos Humanos, pois este consta expressamente no edital, e as disciplinas do Eixo Fundamental, incluindo Ciências Políticas, História do Direito, Sociologia Jurídica, Antropologia, Filosofia, Economia e Psicologia.
Quanto aos Direitos Humanos não restam dúvidas: efetivamente será exigido no próximo Exame e isso é sabido há muito tempo.
Em relação as demais disciplinas, estas NÃO SERÃO EXIGIDAS no próximo Exame.
Liguei agora de manhã (10:58h) no Conselho Federal da OAB ((61) 2193-9600)) e conversei com a Srª Elina, do setor de Exame de Ordem.
Ela foi TAXATIVA em dizer que tais disciplinas não seriam cobradas e, se fossem, teriam sido elencadas no edital.
Ela também aduziu que, apesar do Edital fazer menção (no item 3.4.1) aos conteúdos previstos nos Eixos de Formação Fundamental e de Formação Profissional do curso de graduação em Direito, conforme as diretrizes curriculares instituídas pelo Conselho Nacional de Educação (daí a percepção, em tese, de que tais disciplinas seriam exigidas na prova), estas, caso fossem cobradas, estariam presentes no edital.
Faz todo sentido. A inclusão dessas disciplinas sem previsão expressa no edital, se apresentando como inteira novidade dentro do Exame de Ordem, poderia gerar a nulidade da prova inteira.
A Srª Elina disse que tudo continua como antes, exceto pela inclusão da disciplina Direitos Humanos.
Na semana passada eu já havia ligado para o Conselho Federal em busca dessa informação, sendo que conversei com a Srª Ana, no mesmo telefone. Ela também disse a mesma coisa, mas pediu para que eu ligasse nesta 2ª para ratificar a informação.
Fico imaginando se o Conselho Federal incluísse de uma vez todas essas disciplinas no Exame. A prova iria virar um sambão imenso, afora estudar todo esse conteúdo em tão pouco tempo de intervalo entre um Exame e outro é virtualmente impossível.
Então relaxem e estudem EXCLUSIVAMENTE o conteúdo tradicional da prova, e agora, naturalmente, os Direitos Humanos.