Advogados impetram MS para afastar presidente do CFOAB do cargo

Quinta, 1 de agosto de 2019

Advogados impetram MS para afastar presidente do CFOAB do cargo

A Associação dos Advogados e Estagiários do Estado do Rio de Janeiro (AAEERJ) ingressou com um processo que revindica mandado de segurança e pedido de afastamento liminar contra o presidente nacional da OAB, Felipe de Santa Cruz Oliveira. 

No documento a AAEERJ argumenta que o jurista tem trazido prejuízos ?de caráter irreversíveis para toda a advocacia brasileira?. E justifica: ?constantemente vem a público e em nome da classe e da Instituição, insiste com manifestações políticas partidárias, configurando desvio de finalidade, usando a máquina para fazer política voltada aos interesses de sua ideologia política contra o governo federal?. A conduta, segundo a Associação, é vetada pelo Estatuto da OAB.

A AAEERJ também destaca que o advogado Felipe Santa Cruz, vem ?praticando atos de ofensa aos Advogados do Brasil?. A acusação foi fundamentada com base no ocorrido em dia 22 de maio de 2019, onde o advogado usa as redes sociais para ?ofender de forma genérica toda a classe que ele próprio representa nacionalemnte?.

Na ocasião, durante uma discussão com uma colega de profissão, de Santa Cruz dispara: ?Pelo menos sei quem é meu pai? Os filhos das putas não costumam saber?. Por sua vez, a advogada Flávia Ferronato responde: ?Algum problema com as putas? Alguma espécie de preconceito??. Após ser questionado, Felipe responde, por fim: ?Desculpe se ofendi sua profissão?. Veja os arquivos anexados ao pedido de afastamento de Santa Cruz: 

A Associação volta, posteriormente, a questionar as práticas ideológicas ?que afrontam a moral e a idoneidade de todos os advogados do Brasil? praticadas pelo presidente da OAB. A acusação anexa, então, publicações vinculadas às redes sociais e portais de notícias no intuito endossar a argumentação adotada. Veja algumas das imagens contidas na peça:

Os advogados solicitam que seja deferido o pedido liminar contra o Felipe Santa Cruz, bem como a imediata suspensão e afastamento das funções administrativas ?tendo em vista a conduta reiterada de atos contrários aos princípios basilares da instituição e a dignidade de toda a advocacia nacional, ao escapar da verdadeira finalidade da instituição, fatos que vêm repercutindo negativamente em todo território nacional?. 

Cliquem AQUI para ver a íntegra da peça.

O pedido foi protocolado no TRF1 na quarta-feira, 31.

Fonte: Jornal Opção