Advogado para quê? Site oferece gratuitamente um serviço eletrônico de elaboração de petições

Sexta, 13 de dezembro de 2013

7

Que tal um site que elabore eletronicamente petições completas, exigindo para isto apenas o seguimento de uma sequência de instruções de preenchimento?

Sim! Isso já existe no Brasil!!

É o Processe Aqui, um site que elabora gratuitamente um rol bem variado de petições!

De acordo com o site, em apenas 4 passos o usuário consegue uma petição personalizada para atender os mais diversos problemas.

Evidentemente, fiquei curioso e resolvi gerar uma petição para mim.

E até que o resultado não foi ruim! Recebi, segundos após finalizar todos os passos, no formato PDF, uma petição completa, com fundamentos, jurisprudências, valor da causa (que o próprio sistema definiu - R$ 13.560,00) e até mesmo citações doutrinárias.

Aparentemente o sistema é voltado para atender causas de juizados especiais (Lei 9.099/95), que podem prescindir da figura do advogado (até 20 salários mínimos - art.9º).

Esse tipo de site não é bem uma novidade no mundo. Há uma forte discussão sobre a oferta desse tipo de serviço na Inglaterra e nos Estados Unidos, em que leigos pode se valer de sistemas semelhantes para elaborarem petições, dispensando assim a figura do advogado.

Aliás, trata-se de um movimento mais abrangente, resultado das fortes mudanças causadas pelo avanço das tecnologias.

Em suma: sinal dos tempos!

O Processe Aqui pareceu ainda estar na fase beta, pois percebi que uma série de ajustes precisam ser feitos. Muito provavelmente o site ficará mais completo no futuro.

Realmente não está fácil para ninguém, em especial para a classe dos advogados. Como se não bastasse uma concorrência absurda (em que pese o Exame de Ordem), agora surge um sistema capaz de substituir um advogado na elaboração de uma petição.

Fica a pergunta: a tecnologia vai restringir ainda mais o mercado da advocacia?

O futuro responderá!