VadeMecum

VadeMecum

publicado em 07/06/2019 às 11h37
Entidade feminista expulsa advogada que aceitou defender Neymar

A advogada Maíra Fernandes, contratada pela equipe do jogador Neymar Jr. no caso em que o atacante é acusado de estupro, se defendeu após ser expulsa do Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem). A defensora, que reafirmou ter uma trajetória como ativista feminista, disse estar convencida de que “se trata de uma falsa acusação de estupro”.

Em publicação no Facebook, a advogada disse estar tranquila com o caso.

“O que vi me deixou em tudo confortável para exercer a defesa do cliente, por compreender que uma acusação criminal injusta destrói a vida de uma pessoa e por entender que uma falsa acusação de estupro não ajuda a causa feminista. Uma mulher é estuprada a cada 11 minutos no país. Um registro falso de estupro não contribui em nada para diminuir ou combater esse crime”

Confiram a nota completa:

pauta

A Abracrim publicou nota em defesa da advogada:

A Abracrim Mulher Nacional e a Abracrim Mulher Rio de Janeiro, vêm a público manifestar apoio à advogada Maira Fernandes, Vice-presidente da Abracrim RJ, que ao assumir a defesa técnica do jogador Neymar Jr, no suposto caso de estupro, foi alvo de críticas por ser advogada militante do movimento feminista.

Repudiamos com veemência as críticas destinadas à advogada que municiada de irretocável profissionalismo, assumiu a defesa técnica do seu cliente.

O artigo 21 do Código de Ética e Disciplina preconiza que o (a) advogado (a) deverá assumir a defesa criminal "sem considerar sua própria opinião sobre a culpa do acusado".

Deste modo, é inadmissível que uma advogada criminalista seja criticada por patrocinar a defesa de quem quer que seja e ainda que suas convicções pessoais sejam invocadas para questionar o exercício do seu ofício.

Tal ato é o reflexo da cultura patriarcal na qual a nossa sociedade está estruturada, onde a mulher ao agir com racionalidade e profissionalismo se vê obrigada a dar explicações desnecessárias de cunho moral.

A advogada Maira Fernandes é conhecida por ser uma brilhante advogada criminalista, ativista de Direitos Humanos e feminista.

A Abracrim Mulher Nacional e a Abracrim Mulher-RJ declaram apoio à advogada Maíra Fernandes com a certeza de que continuará expandindo o seu compromisso com o direito das mulheres e lutando sempre pela justiça!

WANESSA RIBEIRO - Presidente da Abracrim Mulher- RJ

VITÓRIA ALVES - Presidente da Abracrim Mulher Nacional

Fonte: Abracrim

Com informações da Revista Fórum



FIQUE POR DENTRO
RECOMENDAÇÕES DO BLOG

Cursos, Treinamentos & Produtos

11 ANOS DO
BLOG EXAME DE ORDEM