Advocacia é o sonho de 55% dos candidatos da OAB

Segunda, 21 de agosto de 2017

Advocacia é o sonho de 55% dos candidatos da OAB

O que você quer ser quando crescer? Essa pergunta nos é feita desde quando somos crianças e nós achamos que estamos convictos da resposta quando entramos na faculdade.

Mas entre o início e o fim do curso de Direito muitas coisas acontecem, uma mudança de percepção sobre o Direito e o mercado inevitavelmente ocorre.

O que os examinandos querem quando finalmente conseguem passar na OAB? Eu sempre imaginei que aproximadamente 80% desejasse o universo dos concursos públicos, mas, para minha surpresa, essa percepção está equivocada.

10 coisas sobre a advocacia que você NÃO aprende na faculdade

Salário de ingresso da advocacia e outras profissões

A maioria dos examinandos quer, vejam só, advogar.

A FGV conduziu uma pesquisa online com os candidatos da 2ª fase do XVII Exame de Ordem, sendo que mais de 5 mil responderam esse questionário.

Estes são os dados oficiais mais atualizados no momento.

Vejam o resultado:

Conforme é possível observar no Gráfico, 55% dos examinandos queriam exercer a advocacia, enquanto 41% almejava uma carreira pública, incluindo aí a Magistratura, Ministério Público, Procuradoria e Defensoria Pública, entre outras.

Os demais (4%) mencionaram outras perspectivas em relação à carreira, tais como:

1 - exercer a advocacia enquanto se preparam/até obterem êxito em um concurso público;

2 - trabalhar em empresa privada, lecionar e iniciar uma pós-graduação.

E entre esses 4% estão também aqueles que já exercem outras profissões e veem na advocacia uma opção para uma nova carreira, ou apenas pretendem usar o Direito como forma de agregar conhecimento à atividade desenvolvida atualmente.

Brasil ganha 159 advogados por dia

Existe, evidentemente, uma distância entre a pretensão e a realidade do mercado. Uma vontade inicial pode, a depender de inúmeros fatores, transformar-se em outra em conformidade com a evolução da carreira.

Como iniciar a vida profissional após a OAB?

No XVII a crise ainda não está tão aguda, e as dificuldades do mercado podem ter empurrado um bom contingente para o universo concurseiro. A perspectiva de um bom salário e estabilidade profissional é um grande atrativo para muitos.

De uma forma ou de outra, a opção escolhida deve ser tratada com muito, mas muito cuidado. Optar por uma profissão hoje em dia envolve, acima de tudo, planejamento.

Os concursos têm uma alta concorrência, e o mercado da advocacia ? de livre iniciativa ? está em franca crise.

Detalhe: em novembro passado ultrapassamos a marca de 1 milhão de advogados. E esse crescimento está ocorrendo mesmo com a existência da prova da OAB. Em aproximadamente 17 anos deveremos chegar a 2 milhões de advogados, se o ritmo de crescimento se manter estável.

Planejar não é luxo: é uma questão de sobrevivência!