Acadêmicos do 9º semestre poderão se inscrever no X Exame de Ordem?

Segunda, 4 de março de 2013

Estou recebendo muitas perguntas sobre a possibilidade de inscrição dos estudantes de Direito do 9º semestre no X Exame de Ordem unificado.

As perguntas guardam correlação com uma informação "capturada" no V Fórum Regional de Educação Jurídica, ocorrido na cidade de Florianópolis em outubro do ano passado. Naquele evento, o então presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, Dr. Walter Agra Júnior, informou sobre uma modificação na regra para a submissão ao Exame pelos ainda acadêmicos em Direito.

A fonte de tal informação veio do Dr. Paulo Pegoraro Jr.:

A questão é: essa modificação será mesmo implementada? E quando?

Quanto a ser implementada, creio que é bem possível. Essa suposição decorre do fato de que o atual presidente, Dr. Marcus Vinícius, fazia parte na gestão passada da Comissão do Exame de Ordem e muito provavelmente participou dessa deliberação.

Mas ser possível não representa uma certeza.

E quando seria implementada?

Aí é que está: não sei! Tentei descobrir mas desde aquela época colher esse tipo de informação é uma tarefa muito complicada. O processo eleitoral na entidade estava a mil e tal informação não estava fácil de ser averiguada. Agora talvez já seja possível levantar isso, mas será preciso "me enturmar" novamente, pois a composição do Conselho Federal mudou e ainda não sei por onde descobrir as coisas.

Resumindo: não sei se tal modificação será implementada no X Exame. A dúvida persiste.

A única certeza é a da inclusão da disciplina Filosofia do Direito no X Exame, o 1º de 2013, conforme notícia dada pelo site do próprio Conselho Federal da OAB - OAB incluirá Filosofia do Direito no primeiro Exame de Ordem de 2013.

As inscrições para o X Exame de Ordem começarão no próximo dia 22 de março. Daqui até lá vou tentar mais uma vez descobrir se os candidatos do 9º semestre poderão ou não fazer a prova.

Manterei vocês informados.