Acabou a era do ?treinee? no Exame de Ordem

Quarta, 28 de setembro de 2016

Na segunda discorri sobre as mudanças mais significativas apresentadas no Edital do XXI Exame, dentre elas a do item 1.4.3.1, que traz uma séria ameaça a quem prestar informações falsas na hora de indicar o semestre que se esta cursando.

A regra quanto ao momento da inscrição permanece a mesma o candidato tem de estar matriculado ou no 9] ou no 10º semestres, ou no último ano da graduação. Quem não se enquadra nesta regra não pode se inscrever.

Até o último Exame os candidatos poderiam se inscrever, mesmo não estando ao menos no 9 semestre, bastando para isto afirmar no sistema, durante a inscrição, que estava cursando de acordo com os parâmetros do edital.

Agora não mais!

Quem declarar que está no 9º ou 10º semestres, mas não estiver de fato, corre o sério risco de se complicar com a Ordem. E, evidentemente, é um tipo de aborrecimento cuja relação custo/benefício não compensa ser assumida.

Moral da história: acabou a era do treinee no Exame de Ordem.

E por que a banca resolveu fazer isso?

A resposta é meio óbvia: muitos candidatos estavam se inscrevendo sem estar no momento da graduação correto e, uma vez aprovados, demandavam o direito de receber o certificado de aprovação, não raro indo até o Judiciário.

Ora, acompanhar um processo implica em custos, e esse tipo de custo poderia ser cortado com uma inovação no edital. Afora o fato da Ordem nunca ter gostado da história de permitir estudantes fazendo a prova. Hoje isso é possível por conta de uma Ação Civil Pública do MPF/ES, que ainda esta tramitando (está no STJ, se não me engano). Podem anotar aí: se o mérito desta ação for julgado de forma favorável para a OAB, só bacharéis vão poder fazer a prova. Os estudantes, de qualquer semestre, ficarão de fora.

Mas só Deus sabe quando o mérito desta ação vai ser julgado. Nesse meio tempo, o melhor momento para se fazer a prova ainda e a graduação, onde o peso para ser aprovado e muito menor se comparado com o momento em que o canudo esta na mão.

Quem quiser treinar para o Exame pode, claro, fazer os nossos simulados, totalmente online e gratuitos.

Liberado o 1º Simulado para o XXI Exame de Ordem! Confiram como resolvê-lo!