Segunda, 1 de agosto de 2011
Quem faz o curso preparatório para a 1ª fase do próximo Exame de Ordem recebe, gratuitamente, o sistema TUCTOR de planejamento dos estudos, que é uma ferramenta também online para a gestão do processo de aprendizagem.
Conceitualmente, a preparação de alto rendimento tem em seu núcleo a possibilidade do planejamento dos estudos, com os processos de aprendizagem e a gestão das condições emocionais. O Sistema TUCTOR propicia esse monitoramento e controle.
O conceito de alto rendimento tem estreita vinculação com monitoramento e controle, ou seja, a compreensão completa do processo de aprendizagem para que a utilização do tempo seja maximizada em função do conteúdo a ser apreendido.
O sistema apresenta estruturalmente uma sequência de operações a serem seguidas pelo aluno, cujo propósito é o de criar condicionamentos, estimular a disciplina nos estudos e informar os rumos da preparação do candidato.
Sejam como funciona o processo de estruturação do sistema:
1- Objetivo ou Plano de Estudos:
O 1º Passo na montagem do plano de estudos consiste na definição do seu objetivo, o que corresponde ao nome do seu plano de estudo. Mas como o aluno tem uma conta pré-formatada, porquanto é aluno do Curso Preparatório de 1ª fase para o V Exame de Ordem Unificado, esta operação já está executada.
2- Programa:
O 2º Passo consiste na inserção do Programa de Estudos, o que consiste no conjunto de Matérias e Unidades de Conteúdos a serem estudadas. Porém, o aluno não precisa se preocupar com isto, pois em sua conta de estudos pré-formatada estes dados já estão inseridos.
Assim, nesta etapa basta marcar as Unidades de Conteúdo a serem estudadas.
3- Grupo:
O 3º Passo consiste no agrupamento das Matérias. Nesta etapa você cria grupos por afinidade de matérias. Esta operação é fundamental inclusive para montagem da Grade. Aqui o aluno vincula disciplinas com correlação de conteúdo, como disciplinas de Direito Público ou de Direito Privado, disciplinas que informam outras, como o processo civil informa o processo do trabalho.
É preciso criar os Grupos e inserir as Matérias nestes Grupos.
4- Ordenar Matérias:
O 4º Passo consiste na ordenação das matérias do seu Programa, com base em critérios de Importância e Dificuldade.
5- Fontes de Estudo:
O 5º Passo consiste na inserção das sua fontes de estudo.
Porém, na conta pré-formatada, já estão inseridas as fontes de estudos em relação a cada matéria, o que corresponde ao conjunto de aulas que o aluno irá assistir do curso online.
Cada 30 minutos de aula é considerada uma Unidade de Estudos.
Por exemplo, em Direito Constitucional, no plano de estudos estão previstas 27 horas de aula com a Profa Flávia Bahia, o que corresponde a 54 UEs, com um Tempo por Unidade de Estudo (TUE) de 30 minutos.
6- Vínculos (Facultativo):
Caso o aluno estude algumas fontes em seqüência (só começar uma depois de outra anterior), ele deve neste 6º Passo promover a vinculação de fontes. Trata-se de uma etapa facultativa.
Para isto é preciso criar o nome do Vínculo e associar as fontes já cadastradas no seu plano de estudos. Somente se vincula fontes do mesmo Grupo, ainda que não sejam da mesma Matéria.
7- Sequenciamento (Facultativo-Dispensado)
O 7º Passo consiste no Sequenciamento de Fontes de Estudo. Este passo somente é obrigatório para quem for usar a Grade por Matérias (e não por fontes) e tem mais de uma fonte para uma mesma matéria.
Como o aluno tem uma fonte para cada matéria, este passo torna-se dispensado.
8- Grade Horária:
O 8º Passo corresponde à montagem da Grade de Horários, a qual envolve a inserção da quantidade de dias do microciclo de estudos, bem como dos horários em que vai estudar, do tempo de estudo-meta, bem como do potencial de disposição intelectual.
9- Grade de Matérias:
O 9º Passo consiste na montagem da Grade de Matérias.
Há dois modelos, um por Fontes de Estudos e outro por Matérias. Sendo por Matérias é preciso que as fontes estejam seqüenciadas.
A Grade pode ser montada de forma manual, com a orientação pelo Controle de Planejamento, ou Automática.
10- Plano de Estudos:
Nesta etapa você apenas visualiza os dados do seu plano e dispara o início da execução.
-----
Os passos acima orientam a montagem do plano de estudo. Pode parecer um processo relativamente complexo, mas é fundamental para que todas as variáveis envolvidas sejam percebidas e que o aluno informe ao sistema suas condições pessoais prévias de estudo.
Após a estruturação, o aluno irá informar ao sistema o que efetivamente tem estudado, e o sistema, em troca, informará o quanto falta para que todo o processo de preparação seja concluído, em conformidade com as característica do próprio aluno. Não há só uma mesuração de tempo, mas como também se este foi empregado corretamente em disciplinas com um maior grau de dificuldade ou permite a percepção de prejuízo ao se deixar de estudar um dia.
O Sistema TUCTOR possibilita estruturar um planejamento racional, metódico e com bases científicas, contando com mecanismos de monitoramento e controle, por meio de uma série de funcionalidades inerentes ao programa. Com indicadores de metas e de desempenho, o processo de aprendizagem torna-se mais eficaz, produzindo melhores resultados para o aluno.
Preparação de alto rendimento é AQUI!