A utilidade do Curso de Resolução de Questões do Portal Exame de Ordem

Terça, 22 de janeiro de 2013

Por que fazer o nosso Curso de Resolução de Questões?

Vamos partir da premissa de que a 1ª fase do Exame de Ordem é o grande filtro, o momento em que a OAB faz o maior corte entre os candidatos inscritos.

Vamos assumir também que a lógica de aprovação na 1ª fase não é linear. Em algumas edições poucos logram sucesso, em outras, um número mais considerável consegue a aprovação.

Vejamos os dados mais recentes:

No IV Exame de Ordem foram 121.380 candidatos inscritos e, antes das anulações, 14.157 aprovados. Após a anulação de 3 questões, passamos para 21.970 aprovados, ou, 18,48% dos inscritos.

No V Exame foram 108.355 candidatos inscritos e, após a anulação de 1 questão tivemos 50.624 deles aprovados, ou, 46,72% dos inscritos.

Na 1ª fase do VI Exame tivemos 101.246 inscritos e, após a anulação de 2 questões, 46.877 candidatos foram aprovados, ou, 46,30% dos inscritos.

No VII Exame tivemos 111.909 inscritos, e com a anulação das 4 questões totalizamos 45.904 aprovados, ou, 41,01% de aprovação.

No VIII Exame foram 117.852 candidatos inscritos com um recorde histórico de aprovados na 1ª fase: 51.278 candidatos, representando um percentual de 43,51%.

E agora, no IX Exame, tivemos 118.537 inscritos e uma reprovação RECORDE, com apenas 16,67% dos candidatos aprovados na 1ª fase!

Observem a falta de linearidade nos percentuais de aprovados. O menor registrado foi de 16,67%, e o maior, 43,51%. É uma demonstração clara da dependência dos candidatos em relação ao humor da banca. Ora uma prova mais fácil, ora uma prova terrível.

Uma forma de fugir das estatísticas negativas e lograr a aprovação no Exame é buscar a melhor preparação. Aliás, afirmar isso beira a ingenuidade. Se preparar muito  é a premissa básica para se maximizar as probabilidades de aprovação.

Há alguns meses atrás publiquei um post sobre a utilização de resumos após a leitura para potencializar a fixação do conteúdo lido na mente, tornando a própria leitura mais eficiente, substituindo o conceito de que a leitura repetida de uma obra seria uma melhor forma de aprender. Na realidade a leitura repetida que produz resultados menos efetivos - Fazer resumos é a maneira mais eficiente de entender um livro, aponta estudo.

No livro The Little Book of Talent: 52 Tips for Improving Your Skills, do autor mais bem-vendido do The New York Times, Daniel Coyle, a explicação para esse aumento da eficiência está na constatação do fato de que, "para aprender, não se pode permanecer ?apático?. A leitura é um processo passivo, você só deixa as palavras entrarem no seu cérebro. Para fixar, de fato, um conteúdo é necessário transformar o processo da leitura em algo ativo".

Daí a sugestão do resumo, um processo ativo que demanda uma AÇÃO do leitor, saindo unicamente da leitura, que é um processo passivo.

Eis então a razão para vocês fazerem o nosso Curso de Resolução de Questões para o X Exame de Ordem.

Resolver questões, compreendê-las, praticar a lógica dos enunciados estão compreendidos dentro de um processo ativo, e, como tal, o examinando consegue estabelecer "pontes" de fixação do conteúdo estudado e maximiza seu aprendizado.

Esse é a lógica do curso.

Seguindo este perfil, assistir a aula (processo passivo), fazer anotações (processo ativo), compreender a lógica dos enunciados (processo passivo), resolver questões (processo ativo) formam um sistema de estudo capaz de proporcionar um aprendizado com significativo poder de retenção do conteúdo exigido no Exame de Ordem. e, somado com outras metodologias de estudo (leitura, por exemplo) preparam de forma intensa o candidato para a prova da 1ª fase.

Curso de Resolução de Questões representa uma variação da abordagem geral dos estudos, juntando processos ativos e passivos de estudo. Ao ver uma aula ou ler o livro, o candidato toma contato com a informação, a resolver um exercício, ou compreender como uma questão deve ser respondida, ele utiliza uma outra abordagem, outra faceta, ao mesmo expositiva do conteúdo previamente estudado como também fixadora da matéria, seja no acerto, manifestação de compressão do conteúdo, seja no erro, revelador das deficiências no aprendizado.

Portanto, não só o candidato deve começar a se preparar o quanto antes como também deve valer-se de abordagens distintas sobre o conteúdo, visando sedimentar o conhecimento necessário para resolver a prova.

O objetivo do Curso Online de Revisão de Questões é revisar através da resolução de questões o conteúdo para o IX Unificado abordando o material da banca FGV (do Exame de Ordem e de concursos também!) proporcionando ao aluno a revisão de pontos relevantes do conteúdo programático e a familiarização com as provas da Fundação.

Serão gravados 41 encontros, de duas horas cada, e a aulas começarão a ser disponibilizadas no dia 16 de janeiro.

Valor do investimento: R$ 199,22 (cento e noventa e nove reais e vinte e dois centavos).

Cliquem no link a seguir para mais detalhes sobre o curso - CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES.