Jus21

Prepare-se para o futuro

publicado em 23/04/2021 às 16h55
A situação atual do retorno dos concursos públicos no país

Fiz um levantamento sobre a situação atual dos concursos públicos atualmente em execução ou em início de processo de execução no país para termos uma ideia de como as bancas organizadoras estão se posicionando em relação à pandemia.

As informações aqui disponibilizadas são oficiais, mas nada impede que as provas marcadas sejam efetivamente remarcadas em função do coronavírus.

Contudo, como quase todos os processos seletivos já vieram de suspensões, há forte probabilidade de manutenção das datas, tal como apresentadas aqui.

Essas informações são importantes porque, seguramente, irão influenciar o retorno do Exame de Ordem.

Como está o cenário hoje para a volta da prova da OAB? 

Confiram abaixo o levantamento:

1 - Polícia Rodoviária Federal

A Coordenação-Geral de Comunicação Institucional da Polícia Rodoviária Federal confirmou na última terça que o cronograma de provas do Concurso PRF segue mantido, com previsão da aplicação das provas para o dia 09 de maio.

A manutenção foi garantida em função da essencialidade do serviço prestado pela PRF ao adequado funcionamento da sociedade.

2 - Polícia Federal

As provas da PF foram remarcadas para o dia 23 de maio, quando os candidatos farão as provas objetiva e discursiva.

De acordo com o Cebraspe, o edital com os horários e locais de realização das provas serão divulgados no dia 14 de maio.

As provas serão aplicados nas 26 capitais, além do Distrito Federal, podendo ter novos locais de acordo com a demanda de inscritos.

A Polícia Federal e o Cebraspe devem realizar um esquema especializado para a aplicação desses exames por conta da pandemia do Coronavírus.

O concurso está ofertando 1.500 vagas nos cargos de Delegado, Papiloscopista, Escrivão e Agente da Polícia Federal.

 3 - Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade

O Conselho Federal de Contabilidade anunciou na segunda-feira a realização de mais uma edição de seu Exame de Suficiência, prova nos mesmos moldes do Exame da OAB.

A prova foi marcada para o dia 27 de junho, de forma presencial. O CFC resolveu abandonar a aplicação online de seu certame.

 4 - PC e PM do Pará

Na última terça-feira, dia 20, a secretária de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, falou sobre a retomada dos concursos das Polícias Civil e Militar do Pará, atualmente suspensos. 

"Com a estabilidade no cenário epidemiológico, o Governo do Estado já está programando a retomada das provas dos concursos da PM e PC", afirmou Hana Ghassaon pelo Twitter.

5 - PC Rio de Janeiro

Allan Turnowski, secretário e chefe da Polícia Civil do RJ disse nesta semana que a PGE "já vai liberar os editais" (do concurso da PCRJ).

Projeto 1000 - Mil questões de Direito Penal 

Projeto Alfa - Preparatório para agente de polícia 2021 - Turma II

Projeto Delta - Preparatório para delegado de polícia civil 2021 - Turma II

 6 - PC Alagoas

Segundo o governador de Alagoas, Renan Filho, o edital deste concurso deve ser divulgado entre maio e o início do segundo semestre. O Cebraspe será a banca organizadora. 

Há previsão para 500 vagas de preenchimento imediato, sendo 368 para agente e 132 para escrivão.

7 - PC Ceará

O extrato de dispensa de licitação foi publicado no último dia 30/03. Serão 100 vagas para escrivão e 400 para inspetor. O edital está previsto para ser publicado em breve.

 

8 - PC Paraíba

O governador João Azevedo anunciou nas redes sociais a publicação de um novo edital para o concurso da Polícia Civil da Paraíba. A oferta seria de 1.400 vagas.

De acordo com o governador, o concurso será divulgado em breve “para suprir as necessidades de cargos de carreira e reforçar os quadros, diante do cenário de servidores aptos a se aposentarem”.

O lançamento do edital está previsto até o meio do ano, com o início das provas ainda em 2021.

9 - PC Rio Grande do Norte

A presidente do Sindpol-RN e integrante da comissão de acompanhamento do concurso PC RN, Edilza Faustino, revelou no último dia 20/04 que as provas do certame devem ser aplicadas até o mês de junho de 2021.

10 - PC e PM Tocantins

O governador do estado de Tocantins, Mauro Carlesse, divulgou nas redes sociais que o concurso para a Polícia Civil do Tocantins será realizado ainda este ano. E a comissão de acompanhamento das atividades do futuro edital já está formada.

Por outro lado, o Presidente da Comissão do Concurso da Polícia Militar do estado de Tocantins comunicou que as provas serão realizadas na data provável de 06 de junho de 2021. O comunicado aconteceu por meio das redes sociais do Governo do Tocantins.

11 - PC Paraná

As provas do concurso da Polícia Civil do Paraná foram remarcadas para o dia 18 de outubro de 2021.

A remarcação ocorreu após o vexame na aplicação do certame, cancelado no dia da aplicação da prova.

Ainda diante da situação da pandemia da Covid-19, e pensando na segurança dos candidatos, a aplicação das provas está prevista para que não aconteça em um local centralizado, mas sim em várias cidades do Paraná.

12 - PC Distrito Federal

As provas do concurso destinado aos cargos de agente e escrivão já foram suspensas em três oportunidades, e continuam assim até o momento. Ainda não há previsão de retomada.

13 - MP Santa Catarina

Concurso para Promotor de Justiça teve a prova remarcada ontem para o dia 18 de julho.

14 - TJ Rio de Janeiro

O Presidente do TJRJ, Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, em entrevista informou que já foram realizadas conversas com a banca organizadora para divulgação dos novos cronogramas. O concurso foi suspenso por conta da pandemia.



FIQUE POR DENTRO
RECOMENDAÇÕES DO BLOG

Cursos, Treinamentos & Produtos

13 ANOS DO
BLOG EXAME DE ORDEM