A reta final para a prova de domingo - Faltam 6 dias!

Segunda, 7 de junho de 2010

Faltam exatamente seis dias para a prova objetiva do 1º Exame de Ordem de 2010, o 2º sob os auspícios do provimento 136/2009.

O que esperar dessa prova?

No final do ano passado, o Colégio de Presidentes da Comissões de Exame de Ordem debateu sobre o novo formato do Exame da OAB, resultando no provimento 136/2009, que você pode ler na íntegra clicando no link a seguir: OAB publica hoje novas diretrizes para o Exame de Ordem em todo o Brasil.

As mudanças acima delineadas são estruturais, relativas à aplicação da prova em si e de seus critérios de correção e aferição. Entretanto, ocorreu uma mudança que não é visível no novo provimento mas já foi sentida na última prova: A mudança na formulação das perguntas da 1ª fase.

Ao acompanhar a formulação do provimento 136/09 foi possível perceber um nítido interesse em se mudar a concepção das questões objetivas. As provas ainda são essencialmente dogmáticas, mas a Ordem resolveu exigir mais do raciocínio jurídico dos candidatos. Antes as provas da 1ª fase não exigiam em demasia o conhecimento da jurisprudência, de aspectos doutrinários do Direito ou muito menos a aplicação de raciocínio jurídico. Na última prova tal abordagem já sofreu uma leve mudança, e é provável que ela se aprofunde na prova de domingo.

Em algumas oportunidades representantes da OAB manifestaram que a prova objetiva seria modificada, alterando-se seu caráter dogmático e exigindo dos candidatos, a partir de agora, uma maior capacidade de se interpretar e responder às questões.

Vejamos duas manifestações interessantes sobre a questão de membros da última gestão da OAB Federal:

Adilson Gurgel de Castro - Conselheiro Federal da OAB

"A idéia é fazer uma reformulação no modelo que vem sendo utilizado na primeira prova e exigir mais raciocínio do aluno ? através de questões mais interpretativas -, diferente do que existe hoje, que exige mais memória e pouco raciocínio jurídico."

Cesar Britto - Presidente da OAB Federal

"Ele destacou também a importância das inovações quanto ao conteúdo, sobretudo a compatibilização dos requisitos exigidos pela Comissão Nacional do Ensino Jurídico às provas do Exame de Ordem. "O Exame deixa de ser meramente dogmático e passa a ser elemento influenciador do conteúdo curricular de cada instituição de ensino de Direito brasileira; agora, se discutirá questões referentes a Direitos Humanos, Ética, Estatuto da OAB e outras fundamentais para a concretização do ensino comprometido com o ideal republicano".

A inclusão da disciplina Direitos Humanos no Exame (que não será cobrada na próxima prova!!) é reflexo de uma mudança mais abrangente, inclusive com a modificação (parcial ou total) na forma como as questões serão elaboradas.

Essa é a tendência, e sob essa perspectiva vocês devem se preparar.

A prova será difícil?

Muito provavelmente sim.

Vejamos as estatísticas dos últimos exames:

1.2008

Total geral de aprovados na 1ª fase em relação ao número inscritos: 32.64%

Total geral de aprovados (1ª e 2ª fases em relação ao número inscritos): 28.87%

2.2008

Total geral de aprovados na 1ª fase em relação ao número inscritos: 48,00%

Total geral de aprovados (1ª e 2ª fases em relação ao número inscritos): 30,22%

3.2008

Total geral de aprovados na 1ª fase em relação ao número inscritos: 35,72%

Total geral de aprovados (1ª e 2ª fases em relação ao número inscritos): 27,35%

1.2009

Total geral de aprovados na 1ª fase em relação ao número inscritos: 21,88%

Total geral de aprovados (1ª e 2ª fases em relação ao número inscritos): 19,48%

2.2009

Total geral de aprovados na 1ª fase em relação ao número inscritos: 38,7%

Total geral de aprovados (1ª e 2ª fases em relação ao número inscritos): 24,45%

3.2009

Total geral de aprovados (1ª e 2ª fases em relação ao número inscritos): 16,50%

Observem que o número final de aprovados vem caindo de forma consistente, não só pelo aumento do grau de dificuldade como também pela péssima gestão do Exame, cheio de falhas erros e até mesmo fraudes, todas atrapalhando o desempenho dos bacharéis.

Meu felling é realmente no sentido de que a a 1ª fase ao menos será tão complicada quanto a do último Exame.

Já escrevi várias vezes no Blog que a OAB quer sim restringir mais e mais o acesso dos bacharéis aos seus quadros. O novo provimento não foi concebido somente para "unificar" o Exame, e sim para a Ordem exercer com mais eficácia o controle sobre o percentual de aprovados, evitando aumentar ainda mais o número de advogados no Brasil.

Existem atualmente mais de 1100 faculdades de Direito despejando um número enorme de bacharéis por ano. O papel primordial do Exame é restringir acesso ao mercado, e depois aferir capacidade de se advogar.

Essa é a realidade, crua e nua.

Quanto a preparação, seguem algumas dicas.

A última semana para a prova exige uma alteração no rotina de estudos. Procurem priorizar o seguinte:

1 - Ética profissional. É responsável por 20% do necessário para se atingir os 50 pontos;

2 - Resolução de prova anteriores. Apesar da provável mudança na forma de elaboração das questões, ainda é a melhor forma de se fixar conteúdo. E na falta de outras referências, é a opção que resta;

3 - Dêem prioridade para as matérias que vocês são mais fracos. Arrancar uns pontinhos nelas em uma revisão de última hora pode fazer toda a diferença.

Nesse sentido, inclusive, o Portal Exame de Ordem oferece dois cursos de dicas, online, que podem ajudar, e muito, nessa reta decisiva:

Projeto UTI/OAB 50 Horas - 50 horas de dicas em todas as discuplinas

Projeto Último Round - 13 horas de dicas nas disciplinas Direito Civil, Tributário e Consumidor

Ambos os cursos são baratos, ainda mais face ao retorno que podem propiciar. Agora falta pouquíssimo tempo para a prova e toda preparação qualificada é bem vinda.

Por fim, evitem as baladas nessa semana. Procurem dormir bem todos os dias, pois quem não dorme direito pode desenvolver  mau humor, déficit de atenção, de memória e a dificuldade de planejamento, raciocínio e tomada de decisões.

E caso vocês queiram compartilhar a natural ansiedade dessa fase, entrem na nossa comunidade no Orkut. Lá os bacharéis encontram vários ombros amigos na mesma situação e podem trocar muitas informações úteis: CESPE/OAB - Exame de Ordem