A redenção de Direito Empresarial no XVIII Exame!

Segunda, 18 de janeiro de 2016

Custou muito mas, finalmente, a banca entendeu que Empresarial faz parte do Exame de Ordem e aplicou uma prova no mesmo padrão das demais disciplinas da 2ª fase.

Aleluia!

Havíamos reclamado muito disto, inclusive em publicações bem incisivas contra a banca:

Querem acabar com a 2ª fase de Direito Empresarial no Exame de Ordem!

E não sem razão: do jeito que estava não era possível continuar!

Reparem só nas estatísticas da 2ª fase de Empresarial:

 estatísticas da 2ª fase de Empresarial

Até hoje a situação era surreal! No IX, XI, XII e XIII Exames da OAB, a cada 100 alunos inscritos na 2ª fase de Empresarial, apenas 5, 5, 8 e 1% foram aprovados, respectivamente. Isso mesmo, no XIII Exame, a cada 100 alunos, nem 2 foram aprovados. Os candidatos não são bobos: eles acompanham a evolução da prova e simplesmente migram para outras disciplinas, porque o desempenho da disciplina de preferência deles é NITIDAMENTE ruim.

Na última prova (XVII) a banca pediu um simples requerimento! Isso mesmo, não foi a inicial clássica, uma contestação ou um recurso qualquer, apenas, e tão somente, um simples requerimento. Vejamos trecho do padrão:

"As informações contidas no enunciado permitem concluir que a peça adequada é o Pedido (ou Requerimento) de Extinção das Obrigações do Falido."

No XVI Exame erraram o valor do salário mínimo, no que alterava todo o sentido da peça. O erro foi tão explícito que corrigiram o problema no dia seguinte.

Indignado, o professor Penante visitou várias seccionais nos últimos meses pedindo apoio para alterar a lógica da 2ª fase de Empresarial. E, pelo visto, a peregrinação dele surtiu efeito: a prova de hoje foi bem razoável.

Vejam só o que ele escreveu, empolgado, nas redes sociais:

Parabéns aos (pré)aprovados! ("pré", afinal, porque precisamos do nome na lista para, em definitiva, comemorar). Estou muito feliz por todos vocês! Aos que não foram tão bem, raça, garra, força. Essa é a hora de mostrar que são vencedores  DE VERDADE. Além do mais, ainda não é o momento de "jogar a toalha". Não mesmo! Apoiarei a todos vocês em todo o necessário, inclusive, se for o caso, na revisão individual dos recursos contra a prova, mesmo que não tenham sido meus alunos! O mercado precisa de novos empresarialistas e vamos trabalhar para alimentá-lo dessa necessidade.

Tenho recebido muitas mensagens otimistas e de alunos felizes por haverem engrossado as fileiras do nosso curso. Sem falsa modéstia, de fato, não faltam razoes para isso, afinal:

PEÇA: Recurso de Apelação - trabalhamos no Módulo Processual (Aulas 9 e 10). Resolvemos juntos no Super Simulado 3. Treinamos o recurso e revisamos sua estrutura na aula de revisão há dois dias atrás, quando disse tratar-se de minha maior e principal aposta.

QUESTÃO 1: Falência - Classificação creditória - Tema tabalhado exaustivamente na aula 8 do Módulo Teórico.

QUESTÃO 2: Ação Renovatória - Tema trabalhado na aula 3 do Módulo Teórico e na aula 8 do Módulo Processual.

QUESTÃO 3: Títulos de Crédito - Princípio Fundamentais e Cheque - Temas trabalhados nas aulas 6 e 7 do Módulo Teórico.

QUESTÃO 4: S/A - Subscrição - Tema trabalhado na aula 5 do Módulo Teórico.

Em síntese: Tudo que foi cobrado foi tratado no nosso curso! Parabéns a toda minha equipe e obrigado aos nossos alunos pela confiança. Felicidade para mim é estar a frente do curso de 2ª de fase de Empresarial com a maior quantidade de alunos do Brasil. Essa é minha maior responsabilidade e orgulho!

Vamos juntos!

Ele está muito empolgado, pois surgiu a esperança de ser o renascimento da disciplina na 2ª fase.

Os empresarialistas merecem! E o professor Penante também!