Terça, 20 de setembro de 2022
Existe uma regra que eu observo no Exame de Ordem: quando muitos candidatos reclamam da mesma coisa é porque algo não está errado com eles, e sim com a prova.
Recebi uma profusão de reclamações quanto ao item 8 do espelho da Peça, sobre a integração da ajuda de custo:
Para a banca, a resposta deve ser que é indevida a integração da ajuda de custo por ela não ter natureza salarial ou por ter natureza indenizatória.
Vamos olhar agora a pergunta que está no enunciado da peça:
A média da resposta dos candidatos (que não pontuaram) foi a seguinte:
"a ajuda de custo não integra a remuneração do empregado, mesmo que habitual, de acordo com o art. 457, §2º, da CLT."
Curiosamente, a média da resposta dos candidatos CONVERGE com o padrão de resposta apresentado pela própria FGV:
O ponto é: a média das repostas dos candidatos que NÃO pontuaram neste item NÃO ESTÁ ERRADA!
A banca criou um critério específico de resposta que não é exatamente derivado da pergunta feita no enunciado. Também naõ está errada, mas a resposta dada pelo candidatos é mais objetiva e convergente com o que foi perguntado.
Ou seja: foi criado um item de espelho que está longe da média das respostas, pois nãos e foi perguntado qual a natureza jurídica dela, mas sim se ela deve integrar ou não o salário: esse era o argumento claro e objetivo a ser dado como reposta.
Ou alguém vai sustentar que a resposta "a ajuda de custo não integra a remuneração do empregado, mesmo que habitual, de acordo com o art. 457, §2º, da CLT." estaria tecnicamente errada?
Mais! Tecnicamente errada em FUNÇÃO do que foi perguntado! Lógico que não!
Eu entendo que o item 8 da peça precisa ser revisto, e ele merece uma análise da banca, especialmente quanto às respostas dos candidatos, na maioria, corretas como solução ao problema apresentado e da forma como o problema foi apresentado.
Uma expansão do gabarito, neste caso, faz muito sentido e não representaria nenhuma atrocidade contra a prova e seu enunciado.
IMPORTANTE!
Agora, a partir das 15:40h, vou entrar ao vivo para discutir pontos problemáticos em todas as disciplinas.
Análise dos espelhos da 2ª fase
Entrem e tragam suas dúvidas.