Segunda, 24 de maio de 2010
Faltam menos de 3 semanas para a prova objetiva do Exame de Ordem 1.2010. Nessa reta final o candidato precisa imergir a mente nos estudos, exigir de si aconcentração necessária para se preparar adequadamente ao desafio com dia e hora marcados: 13 de junho de 2010, às 14:00h!
O que seria então a preparação de alto rendimento para o Exame de Ordem? O que seria uma preparação dessa natureza em um lapso temporal tão curto?
Essa preparação consiste, basicamente, em estudar o conteúdo certo, oferecendo ao cérebro diversas abordagens sobre o conteúdo programático selecionado vindo de diversas fontes de informação.
A multiplicidade de abordagens e fontes tem o condão de fixar com mais eficiência o conteúdo na denominada memória de longo prazo.
Esse método permite não só a fixação do conteúdo de forma mais eficaz como também exercita a mente na busca de soluções para problemas inesperados ? ou seja ? dá flexibilidade mental.
As diferentes vias para uma aprendizagem de alto rendimento são:
1 ? Conduta pró-ativa 2 ? Determinação de conteúdo 3 ? Interpolação de conteúdo e técnicas
Vocês verão que as vias de aprendizagem e suas implementações confundem-se entre si, mas todas merecem uma abordagem diferenciada, pois podem ser conceituadas de forma isolada ajudando na compreensão do conceito de preparação de alto rendimento. Vamos a elas uma por uma:
1 ? Conduta pró-ativa:
Que tipo de estudante é você? Apenas recebe a informação e se julga preparado ou busca fixá-la de forma ativa?
Falo nisso porque na última quarta-feira eu perguntei para a turma do Projeto UTI 50 Horas do Portal Exame de Ordem quantos alunos, após as aulas de dicas, iam para casa e resolviam exercícios da matéria que tinha acabado de assistir, visando fixar o conteúdo ? Uns 8% da sala levantaram a mão.
O que isso nos diz?
Que uma aula de dicas da prova objetiva do Exame, aulas que abordam o conteúdo mais relevante cobrado pelo Cespe ao longo das últimas provas objetivas, poderiam não ser 100% aproveitadas pelos seus alunos.
Há um abismo profundo entre meramente assistir uma boa aula e imediatamente revisar seu conteúdo do que assistir a aula e depois realizar outra atividade.
Naturalmente que o reforço do conteúdo aprendido naquele momento, de forma imediata, tem o condão de reforçar a absorção pelas sinapses do conteúdo passado.
Enquanto a maioria dos candidatos redireciona o foco de sua atenção do que foi estudado para outros afazeres, poucos relêem o conteúdo e resolvem exercícios IMEDIATAMENTE após a aula.
Pergunta-se: Quem fixará mais o conteúdo? Aquele que assistiu a aula e depois fechou o caderno ao seu término ou aquele que também assistiu a aula, depois reviu suas anotações e por fim resolveu exercícios específicos da matéria estudada? A resposta é de uma obviedade gritante.
Isso representa uma postura pró-ativa nos estudos ? O estudante não quer para si uma postura passiva no seu processo de aprendizado. Ele busca uma verdadeira imersão no conteúdo, para aprimorar e fixar o conteúdo recém-visitado consolidando-o na mente de forma mais profunda, tomando por si mesmo a INICIATIVA do processo. Essa é a idéia do candidato de alto rendimento cunhada pelo Prof. Rogério Neiva.
Pró-atividade tem tudo a ver com iniciativa, assim como também anda de mãos dadas com entrega e sacrifício.
Vamos ser honestos: após assistir uma aula à noite nós temos vontade de fazer qualquer outra coisa, menos continuar estudando. Acontece que o Exame de Ordem pouco se importa com suas vontades, necessidades, fraquezas ou problemas. Na hora da prova o Cespe quer ver se você é capaz de responder um mínimo de 50 questões ? É isso que importa! Pró-atividade, além de implicar em iniciativa, também demanda sua parcela de sacrifício ? não dedicar tempo a tal grau de entrega, não só à noite como em qualquer outro horário, mas não se trata de uma questão de facilidade e, sim, de necessidade.
Busque a informação e não se contente só em recebê-la, trabalhe-a de forma intensa, buscando pró-ativamente absorvê-la em toda sua amplitude.
2 ? Determinação de conteúdo
O que estudar na reta final? Essa pergunta suscita grandes questionamentos, ainda mais quando o candidato tem a perfeita noção da absoluta impossibilidade de esgotar todo o conteúdo programático até o dia da prova. Isso é fato! O tempo é muito curto para estudar tudo agora.
Algumas regras, próprias para o Exame de Ordem e suas exclusivas particularidades são aplicáveis neste momento. Vejamos:
A) Abandone por completo o estudo de Direito e Processo Civil. As matérias são extensas e demandam um tempo muito maior para serem estudadas do que qualquer outra disciplina. Lembre-se que você precisa do mínimo de 50 pontos. Sacrificar essas duas disciplinas, em razão de reforçar seus conhecimentos em outras, dentro da lógica do Exame de Ordem faz muito sentido.
Naturalmente que essa dica não se aplica a quem irá optar por essas disciplinas na segunda fase.
B) Eleja um núcleo de disciplinas para estudar. Disciplinas do seu gosto e relevantes para lograr a pontuação mínima exigida.
As duas disciplinas mais importantes são Direito do Trabalho e Penal (e seus respectivos processos) ? sempre caem mais de 10 questões dessas duas matérias. Direitos Constitucional, Tributário e Administrativo formam o segundo grupo de importância.
Ética é uma disciplina a ser tratada de forma apartada. Dedique à ética apenas os últimos 3 dias antes da prova, pois seu conteúdo e bastante limitado, relativamente fácil de ser apreendido e assegura ao candidato 25% do necessário para a aprovação ? ou seja, 10 pontos. É regra de ouro, em qualquer Exame, acertar as 10 questões de Ética.
Direito Internacional, ECA e Ambiental exigem poucas questões na prova. Podem ser estudadas, desde que não atrapalhem o estudo das demais. Além o estudo de disciplinas específicas em função do pouco tempo restante para o preparo, o candidato pode optar por fazer um cursinho preparatório de curta duração para tentar preencher as carências nas disciplinas em que não dedicará muitos esforços e para reforçar naquelas em que se entregou mais.
Vem a calhar falar do Projeto UTI OAB 50 horas do Portal Exame de Ordem / Complexo de ensino Renato Saraiva. E por quê?
Porque esse Projeto exige do aluno 50 horas do seu tempo, porque ele é todo de dicas, exatamente das questões mais exigidas pelo Cespe no Exame de Ordem, porque ele abrange todas as disciplinas exigidas na prova do dia 13/06 e porque o aluno pode assistir cada aula até 3 vezes.
Se você optou por não estudar ECA, civil, processo civil, internacional ou qualquer outra disciplinar, apenas para focar naquelas mais importantes, o Projeto UTI representa o preenchimento técnico dessas lacunas, POTENCIALIZANDO de forma acentuada suas probabilidades de aprovação. Explico!
No antigo Blog Exame de Ordem conduzi várias enquetes para saber quantos pontos os visitantes do Blog tinham feito na prova objetiva (acredito que por volta de 7 enquetes). Um dado em específico chamou bastante a minha atenção. Aproximadamente 34% dos candidatos reprovados em cada prova objetiva (uma média, é claro!) fazem entre 47/49 pontos ? Ou seja, ficam no quase, bem quase mesmo.
E creiam-me, é terrível reprovar por tão pouco. Ainda mais que o número de questões anuladas, cada vez mais, tem diminuído. No penúltimo exame foram apenas duas. No último, nenhuma, e isso porque algumas poderiam perfeitamente serem anuladas.
Um curso como o Projeto UTI, de dicas específicas para cada disciplina, pode representar decisivamente a diferença entre aprovar ou reprovar. Um mísero ponto pode fazer a diferença, e se o curso representar a diferença entre um ponto a mais ou a menos, ele vale todo o investimento.
Naturalmente que representa mais do que isso. O curso bem feito, observando as premissas da proatividade, representará a obtenção de muito mais de um ponto...muito mais mesmo.
Assim, o estudo delimitado a disciplinas estrategicamente escolhidas somado com um curso de dicas para todas as disciplinas, apresenta-se como uma parceria capaz de produzir resultados altamente eficientes, assegurando ao candidato bem mais do que os 50 pontos necessários.
Afinal, quanto menor o risco, melhor.
É bom ressaltar que outros cursos também podem ser úteis nessa reta final. É uma questão de opção.
3 ? Interpolação de conteúdo e técnicas
Como você conduz o processo de aprendizagem? Lê apenas a doutrina? Apenas resolve exercícios? Assiste às aulas e anota tudo, achando que compreendeu o conceito e o conteúdo e não precisa mais fixá-lo na memória?
O que eu vou escrever aqui poderia ser enquadrado no campo das obviedades, mas é tão óbvio que por muitas vezes é ignorado ? o estudante NÃO PODE utilizar apenas uma forma de estudo! Isso seria como malhar um músculo apenas de uma forma. E o cérebro deve ser visto como um músculo. É isso!
Quando alguém vai à academia procura trabalhar os braços (no caso dos rapazes) ou as pernas (no caso das moças) fazendo toda uma série de exercícios, cada um com um nome e uma forma distinta, mas todos voltados para uma área específica do corpo . Com o cérebro faça a mesma coisa ? Malhe-o, e malhe com força usando várias abordagens distintas.
Leia a doutrina, resolva exercícios, debata com os colegas caso tenha um grupo de estudo, faça perguntas uns para os outros, assista aulas, anote as dicas dos professores, compare suas dicas com de outros colegas, compare as dicas com a doutrina, enriqueça o material anotado na sala de aula com o material dos livros, entre na web e busque a jusrisprudência dos Tribunais, pesquise provas passadas e verifique se padrões de perguntas se repetem.
Enfim...não seja um "monoestudante", seja um "pluriestudante", um estudante de alto rendimento!
Pró-ativo, racional, que estuda com estratégia pré-definida, que se vale de várias fontes de estudo, é persistente e altamente motivado.
Um amigo meu uma vez me disse que estudar dói. Pode ser verdade, até porque não conheço histórias de sucesso em qualquer profissão ou ramo da atividade humana em que não houve o emprego sistemático de esforço, além de se experimentar frustrações e fracassos, até o sucesso enfim se fazer presente.
Nessas últimas 3 semanas entregue-se freneticamente aos estudos. Estude com força!
Lembre-se que, para o bem ou para o mal, você tem um lastro de conhecimento ? você fez o curso de Direito e sabe de muita coisa. Essas 3 últimas semanas são para consolidação de uma parcela desse conhecimento e assegurar que mais algumas questões sejam acertadas na prova objetiva.
Tenham a certeza de que acertar 50 questões da prova objetiva é uma meta factível, real e tangível. Muitos ficam no quase por muito pouco, pouquíssimo.
Entregue essas últimas 3 semanas aos estudos e entre nas estatísticas dos candidatos aprovados.
Vamos juntos!