A OAB se mobiliza no congresso para proteger seus interesses (incluindo o Exame de Ordem!)

Quarta, 13 de junho de 2012

Como vocês sabem, o Exame de Ordem está sob fogo no Congresso Nacional, tal como relatado na recente postagem Vendetta contra a OAB? Adesão de lideres no Congresso contra o Exame de Ordem pode ser uma retaliação.

Várias lideranças na Câmara aderiram à cruzada pessoal do deputado Eduardo Cunha contra o Exame da OAB, além da questão das eleições diretas, que a cada dia ganha corpo entre os advogados, e do controle externo das contas da Ordem, tema de áspera discussão entre o presidente e um conselheiro federal na última segunda-feira - Briga feia no Conselho Federal da OAB! Forte bate-boca entre o presidente e um conselheiro federal.

E tudo supostamente se iniciou após o Congresso ter sido comparado a um pântano pelo Dr. Ophir Cavalcante, na posse do Ministro Ayres Brito na presidência do STF.

Aparentemente o aludido pântano passou a ser descrito como um lugar diferente, muito mais aprazível...

Vejam a matéria publicada há pouco no site do CFOAB:

Ophir destaca papel do Congresso em café da manhã com parlamentares

A diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, tendo à frente seu presidente, Ophir Cavalcante, reuniu hoje (13) para um café da manhã, em sua sede, um grupo de deputados e senadores, a maioria da Frente Parlamentar dos Advogados. Conforme definiu o presidente nacional da OAB, o encontro ? que pretende se repetir periodicamente ? serviu para ampliar a interlocução com a sociedade civil organizada, representada pela Ordem. ?Interlocução essa que é fundamental não só para aperfeiçoar a legislação, mas também para levar ao Parlamento as impressões e o sentimento da sociedade brasileira a respeito de vários temas?, afirmou.

Participaram do café da manhã o presidente da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); os deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA), Eduardo Sciarra (PSD-PR), Francisco Araújo (PSD-RR), Jerônimo Goergen (PP-RS), Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Sandro Mabel (PMDB-GO), e os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Sérgio Souza (PMDB-PR). Da OAB, além de Ophir, participaram do café o vice-presidente nacional da entidade, Alberto de Paula Machado e o secretário-geral Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Ophir agradeceu a presença dos parlamentares, destacando que eles responderam ao convite da entidade para um café, ?com um objetivo republicano, um objetivo de defesa da sociedade brasileira, do cidadão brasileiro e, também, da advocacia brasileira?. Ophir lembrou que o momento atual é de suma importância para a advocacia e a cidadania brasileiras, observando ainda que a OAB lutou de uma forma fervorosa para que se resgatasse neste País a democracia. Nesse sentido, ressaltou o papel do Congresso Nacional, salientando que ?neste ou em qualquer país, para que haja a democracia, é necessário que o Parlamento funcione e funcione bem, funcione de uma forma independente, e onde o sistema de freios e contrapeso esteja sempre presente?.

Fonte: OAB

Eis então que o pântano, lugar asqueroso por natureza, se transformou em um lindo campo florido.

Isso, para quem não sabe, chama-se lobby. Tão legítimo quanto o lobby daqueles contrários ao Exame, é bom frisar!

A OAB sentiu o clima negativo e as pressões na Câmara, e a matéria acima mostra uma reação, uma "distensão da musculatura" da Ordem, ou seja, um recado: "nós temos força, influência e vamos usá-las!"

O recado publicamente foi dado, e essa visita simboliza uma reação.

A guerra, senhores, está em curso.