A matriz SWOT na preparação para concursos

Quarta, 9 de maio de 2012

Você sabe o que é Matriz SWOT? Você sabia que esta construção pode lhe ajudar no processo de preparação para o concurso público? Sabe como aplicar este conceito, de modo a contribuir com a sua preparação?

Primeiramente, cabe esclarecer que a ?Matriz SWOT? consiste em construção desenvolvida no âmbito das ciências gerenciais e corresponde a importante mecanismo para o planejamento estratégico das organizações, inclusive, ao menos nos dias atuais, também na Administração Pública. Por outro lado, inegavelmente, cada vez mais a preparação para o concurso público tem incorporado conceitos e mecanismos de gestão, principalmente no sentido de otimização de esforços e recursos por parte dos candidatos.

Atualmente, a idéia de estruturação do planejamento de estudo tem sido adotada como condição fundamental para a adequada preparação para o concurso público. Assim, não apenas em função da ampliação da concorrência, bem como de uma natural evolução das técnicas e construções de metapreparação (como se preparar), surgem e evoluem conceitos e construções sobre a gestão dos estudos. (clique aqui para baixar o Ebook sobre Metodologia de Planejamento de Estudo)

Daí porque a aplicação do conceito de Matriz SWOT pode ser mais um mecanismo paracontribuir com os candidatos na busca da aprovação.

A palavra SWOT decorre da reunião das palavras Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Adaptando para a língua portuguesa, é comum a utilização da expressão ?Matriz FOFA? (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Assim, conforme o nome já indica, trata-se de instrumento de análise de cenário. Ou seja, são levantados os elementos que se enquadram em cada uma destas categorias, em forma de matriz, de modo a contar com uma compreensão mais precisa e adequada da realidade, bem como identificar possibilidades de ajustes e intervenções.

como podemos adotar este conceito na preparação para o concurso público?

Muitos candidatos não fazem ideia da sua realidade. Muitas vezes se angustiam sem saber a causa da angústia, erram sem ter consciência do erro ou de suas causas e não enxergam possibilidades que poderiam contribuir com a preparação. Isto é, não contam com compreensão clara do cenário que estão vivenciando.

a Matriz SWOT ou FOFA pode ajudar neste sentido.

Portanto, para você montar a sua Matriz, é preciso que pare por um momento e reflita para identificar os elementos que compõe cada uma das categorias. Para tanto, tente preencher a Matriz abaixo (pode baixar):

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF E PREENCHER SUA MATRIZ SWOT

Alguns esclarecimentos que podem auxiliar na reflexão:

- Forças: o que tem disponível de recursos cognitivos e não cognitivos? Quais são suaspotencialidades, em termos de matérias e modelos de provas? Você é melhor em provas objetivas ou dissertativas? Sendo objetivas, por exemplo, no padrão Cespe ou FCC? Quais são as suas FORÇAS?

- Oportunidades: o que pode ser explorado no seu processo de preparação? Quem pode lhe ajudar, estando disponível, e ainda não foi procurado? O que você tem de recursos disponíveis que não foram explorados?

- Fraquezas: quais são seus pontos fracos? Quais são suas dificuldades, em termos de matérias e estilos de provas, por exemplo? Quais são fraquezas no processo de busca da aprovação no concurso público?

- Ameaças: o que pode lhe prejudicar? O que conta com potencial para lhe atrapalhar? Quem ou o que não está ao seu lado e pode dificultar a sua conquista da aprovação?

Compreendido o cenário, o que fazer? Resposta: potencializar aquilo que é positivo, inclusive explorando as oportunidades, e neutralizar ou reverter aquilo que é negativo, inclusive tentando trabalhar as fraquezas e estando atento às ameaças.

Com esta atitude, você pode facilitar a compreensão do seu cenário e otimizar os esforços em busca da aprovação.

E que as suas forças e oportunidades se sobreponham às fraquezas e ameaças!

Fonte: Blog do professor Rogério Neiva