Segunda, 23 de julho de 2012
Tremei e desesperai jovens examinandos, pois esta semana vai ser E-MO-CI-O-NAN-TE!!!
Chegou o momento pelo qual todos vocês estavam esperando! O momento da verdade, em que todos depositaram suas fichas por anos e anos estudando feito condenados para finalmente se tornarem ADVOGADOS!
Chegou a semana do resultado do Exame de Ordem!!!
E viver essa semana vai ser uma parada TENSA!!!
Já consigo ver o stress, as úlceras, unhas comidas, litros e litros de café bebidos e noites mal dormidas até quinta-feira!
E na sexta, dia 27 de julho de 2012, será o dia a ser marcado a ferro e fogo em vossas memórias!
O dia da verdade!!!
Ele será coroado com a aprovação...
Hahaha!! Dá um frio na barriga, né não??
Normal!
Ninguém passa pelo o Exame de Ordem sem uma sequela, por menor que seja. Sentir essa gama de emoções ao longo dessa semana é algo absolutamente normal. Nem tentem lutar contra: não dá! Vocês VÃO sofrer!
Mas enfim, se não tivéssemos emoções aqui e ali que graça teria a vida, não é?
Hehehehehe!
Tá bom, tá bom, chega de sadismo! Já basta o que vocês terão de passar nos próximos dias...
Muito bem!!
Na terça-feira a FGV vai publicar o Padrão de Resposta. Qual é sua importância?
Ele é a justificativa teórica do espelho, apontando os fundamentos jurídicos para a resposta que deveria ser ofertada pelo candidato.
Tenham em mente que o padrão NÃO implica nota. Teremos de aguardar o dia 27 para sabermos como a FGV pontuará INDIVIDUALMENTE cada item da prova em conformidade com o espelho.
Não raro o candidato vê sintonia entre o padrão, o espelho e sua resposta, mas na hora da divulgação do resultado é surpreendido na correção. Logo, o padrão tem uma importância limitada. Representa mais uma antecipação para o dia do resultado.
A grande verdade só no dia 27.
Nas últimas edições do exame tivemos uma imensa quantidade de problemas nos critérios de correção. Imensa mesmo, não estou exagerando ou de brincadeira. A correção das provas da 2ª fase é o grande drama atual do Exame de Ordem.
Sem exageros: é dramático mesmo! Muitos candidatos foram prejudicados por falhas gritantes de correção, incluindo aí falhas verdadeiramente grotescas.
Chegou a um ponto em que escrevi um post que até hoje considero radical: Está na hora da OAB trocar a organizadora do Exame de Ordem. Radical mas necessário, radical mas verdadeiro em seu propósito e alinhado com o contexto.
A OAB prometeu que nesta edição a correção das provas seria melhor - Ophir abre reunião que busca aperfeiçoamento do Exame de Ordem - reunindo-se inclusive com a FGV para cobrar uma melhor qualidade neste aspecto.
Acho (rezo por isso) que desta vez a FGV vai fazer o dever de casa e teremos uma correção passível de ser chamada de satisfatória.
Mas só saberemos isso, de verdade, na próxima sexta-feira!
Daqui até lá só resta rezar! Está nas mãos de Deus agora!
Vamos juntos!!! Estarei ao lado de vocês até o fim (e depois também)!