Quarta, 21 de dezembro de 2011
Entenda como uma Gestão eficaz pode dar suporte aos objetivos estratégicos, assim como o Marketing Jurídico pode ajudar a alcançar os objetivos nos Escritórios de Advocacia.
A integração da Gestão e do Marketing com a Advocacia é apontada como sendo grande responsável pelavalorização da marca dos escritórios de advocacia e por trazer benefício aos colaboradores. Contudo, diante de um ambiente profissional competitivo é natural ver as bancas organizadas em formato de ?feudos?, nas quais as áreas atuam de forma isolada a fim de atingir um propósito específico.
Para Fernando Finger Santiago, especialista em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e consultor nas áreas de administração legal e marketing jurídico, é possível promover a aliança entre Advocacia e Gestão de forma que ambas se enxerguem como sendo complementares.
Mas, para isso, é preciso evoluir a perspectiva do papel do Advogado-gestor. ?Os advogados-gestores precisam vibrar com os resultados estratégicos da banca, acompanhar os números da organização, conhecer as dificuldades que o escritório tem para alcançar os objetivos e saber como auxiliar a banca a alcançar seus objetivos. Além disso, admiro advogados que criam soluções que potencializem as competências necessárias para o escritório chegar lá?, exemplifica Fernando Santiago.
Confira a entrevista completa:
Em sua opinião e experiência, como fazer com que Gestão e Marketing coexistam estrategicamente em uma banca de advogados?
Creio que o problema não é integrar estas duas áreas, mas integrar todas as áreas da gestão a um escritório de advocacia. Percebo uma guerra de áreas técnicas e de egos dentro das bancas. Cada qual ?brigando? pelos seus objetivos.
Estamos perdendo energia e tempo com estas disputas internas. A concorrência toma conta e os clientes demoram para serem atendidos em suas expectativas. Creio que o caminho é a ?alta administração? patrocinar a integração entre áreas e objetivos estratégicos.
O papel do marketing, é ?atrair e manter clientes? e o grande diferencial hoje é o tratamento dado aos clientes nas bancas de advogados, pois os produtos/serviços são muito semelhantes.
A aliança estratégica entre Gestão e Advocacia pode levar ambos a verem que um não faz sentido sem o outro. Gestão existe para dar suporte ao alcance dos objetivos estratégicos do escritório e a Advocacia alcança os objetivos técnicos dos serviços prestados.
Ainda temos um problema grave: a área de Gestão não é vista como uma atividade importante em grande parte dos escritórios de advocacia, no entanto é uma atividade de todo advogado-gestor da sociedade (sócio-adminstrador).
Hoje, você acredita que a Gestão das bancas de advogados, em geral, desempenha um papel mais estratégico? Por quê?
Creio que temos Gestão em estágios diferentes. Alguns escritórios já caminham nesta direção, outros estão muito distantes. Os motivos são vários, dentre eles, o papel que o Advogado-gestor ocupa na tomada de decisão, por exemplo. Como consultor tenho dito que é importante aos profissionais jurídicos entenderem melhor o negócio em que estão e não se preocupar apenas com as atividades jurídicas.
Quais seriam os principais passos necessários para a evolução da atividade do Advogado-gestor dentro de um escritório de advocacia?
Seriam 7 etapas:
1. Advogado-gestor e Equipe trabalhando juntos.
2. Advogado-gestor atuando mais na integração da banca.
3. Equipe conhecendo mais sobre o negócio do escritório.
4. Advogado-gestor acompanhando de perto os números da organização.
5. Advogado-gestor atuando como consultor na identificação dos fatores que levam o escritório a não alcançar seus objetivos.
6. Advogados saindo dos escritórios e visitando mais seus clientes.
7. Advogado-gestor conhecendo mais de Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas.
Fonte: WebJurídico