A hora da prova

Domingo, 26 de setembro de 2010

Nos últimos meses você fez cursinhos, visitou o Blog Exame de Ordem, estudou, conversou com colegas e professores, sempre visando o próximo domingo.

Na véspera da prova você tratará dela com parentes e amigos, comerá muito chocolate, distrair-se-á um pouco na tentativa de esquecer a ansiedade que lhe dominará os nervos.

Na véspera também você nitidamente sentirá toda a tensão antes da prova, marca registrada do Exame de Ordem.

Na véspera você chegará no local de prova e verá muitos amigos e conhecidos. Vocês conversarão animadamente sobre a prova em meio a uma agradável confusão de pessoas, todas vivendo a mesma expectativa e o mesmo momento - o fim da academia e a aurora da vida profissional.

Então, tocará o sinal, todos se despedirão, desejando mutuamente boa sorte, e você irá para a sua sala, sentará na sua carteira, acompanhará a distribuição da prova e aguardará o toque de início do Exame.

Neste momento, mais do que em qualquer outro, você se sentirá só, muito só.

Não racionalizará que está só. Simplesmente sentirá isso nos ossos. Ninguém para conversar, para trocar uma idéia ou compartilhar uma angústia.

Será você e a prova.

Será um mundo estranho, no qual sua mente será confrontada, exigida e testada por um adversário feito de papel: insensível, indiferente e potencialmente cruel.

Acima está descrito o pano de fundo para muitos...mas não para você.

Porque não é uma prova que diz se você é ou não capaz.

Porque não é só uma prova que determinará seu futuro.

Porque você não desistirá se o pior acontecer.

Porque tudo, rigorosamente tudo, só depende de uma pessoa...ninguém mais ninguém menos do que você.

Faça a prova sabendo que teu futuro te pertence, por você, e ninguém mais, ele é determinado. Isso é irrefutável, é uma verdade  absoluta.

Não tenha medo...faça a prova com um coração de leão - com leveza e coragem.

Na hora da prova, seja senhor de si mesmo.

Boa sorte!