A atenção na prova da OAB é porta para o sucesso

Sexta, 23 de julho de 2010

[caption id="attachment_1403" align="alignright" width="169" caption="Calma! Não criemos pânico!!"]
[/caption]

"Aquele que mantém a calma diante de todas as adversidades da vida mostra simplesmente ter conhecimento de quão imensos e múltiplos são os seus possíveis males, motivo pelo qual ele considera o mal presente uma parte muito pequena daquilo que lhe poderia advir: e, inversamente, quem sabe desse fato e reflete sobre ele nunca perderá a calma."

Arthur Schopenhauer, in "A Arte de Ser Feliz"

Manter a calma e fazer uma boa prova com tranqüilidade - É o sonho de consumo de todo o candidato.

O problema é conseguir manter a calma nessa hora...

E na verdade, não existe fórmula para isso - controlar a ansiedade e o nervosismo é uma tarefa muito complicada.

O ideal seria se você fosse fazer a prova sem nenhuma pretensão, nenhuma perspectiva, nenhum sonho. Tudo seria muito fácil. Mas nós sabemos que não é assim - muito está em jogo nessa hora!

Tal como nosso amigo Schopenhauer disse, o mal presente é apenas uma pequena parcela do mal maior que adviria com uma reprovação. Logo, é muito mais fácil suportar a prova em si do que a reprovação que dela poderia advir.

Se o nervosismo não pode ser controlado, ao menos lute para o ponto realmente importante na hora da prova - a atenção.

Leia o enunciado quantas vezes forem necessárias para a total compreensão do problema, tanto na peça prática como nas questões. Isso é que faz a diferença. Uma coisa é você não saber a resposta, outra é compreender errado o enunciado.

Se o seu coração está tenso, faça com que a mente estabeleça um nítido foco no problema. Absorva-o, compreenda-o, entregue-se completamente à intelecção do enunciado e assegure-se de que NENHUM detalhe passará em branco.

Você talvez estará nervoso, mas isso não atrapalhará seu desempenho, pois você vai se assegurar da compreensão de todos os problemas apresentados na hora H.

Aproveite e leia sobre a aplicação de uma estratégia específica para a prova subjetiva - Estratégia específica para a prova subjetiva.

Faça um exercício de mentalização, procure se imaginar na hora da prova. Isso ajuda a melhorar o desempenho.

Lembre-se, seu adversário é feito de papel e tinta. Problemas criados por uma mente que deliberadamente está desafiando o seu intelecto. Nada além disso. A chave para tudo está na sua cabeça e no seu código.

Você tem tudo ao seu alcance para triunfar.

E você triunfará!

Descubra o Chapolim Colorado que habita no seu ser e não deixe pedra sobre pedra no domingo. Vai lá e arrase!!

Sigam-me os bons!!!