A 2ª fase de Direito Administrativo na visão de Matheus Carvalho

Terça, 17 de dezembro de 2013

Dando continuidade a nossa série de entrevistas com os professores do Portal sobre a prova da 2ª fase, vamos agora ver a opinião do professor Matheus Carvalho sobre os rumos e caminhos da prova subjetiva de Direito Administrativo neste XII Exame de Ordem.

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Blog: Entramos agora na era da repescagem, a mais importante mudança na estrutura do Exame de Ordem desde sua instituição. Como você vê a influência dela na cabeça daqueles que foram aprovados?

Prof: Acredito que a repescagem vai dar muito mais tranquilidade ao aluno de segunda fase, que sabe que terá uma segunda chance caso não seja aprovado. Vejo de forma muito positiva a possibilidade de o aluno refazer a prova, se não tiver êxito.

Blog: Muitos candidatos, para não dizer quase todos, ficaram felizes com a repescagem. Você acha que isso pode gerar uma descontração ou relaxamento dos candidatos na próxima prova?

Prof: De jeito nenhum, como falei, acho que a existência da repescagem dá mais tranquilidade ao aluno que acaba tendo mais confiança de saber que terá uma nova chance, ainda que não precise usá-la. O aluno mais tranquilo consegue colocar no papel tudo aquilo que aprendeu de forma mais completa.

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Blog: O atual edital trouxe uma significativa mudança nas regras de identificação das peças práticas, limitando e muito eventuais margens de erro, tal como podemos ver abaixo. Como você vai preparar seus alunos diante dessa nova perspectiva?

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Prof: Não costumamos ter muitos problemas na identificação da peça de administrativo. Eu costumo, no curso de segunda fase trabalhar cada uma das peças exaustivamente de forma que meus alunos não costumam ter grande problemas com isso. O mais importante ése dedicar ao direito material. O aluno que estuda a matéria está preparado para fazer qualquer peça porque todas são estudadas em sala. Além disso, a FGV tem sido mais rigorosa no que tange aos detalhes da elaboração da peça e tem aprofundado bastante nos aspectos concernentes ao mérito.

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Blog: Diante das mudanças acima, como você espera que seja a prova em sua disciplina? Mais fácil, mais complicada ou com um nível semelhante ao da prova anterior?

Prof: Estou esperando prova do mesmo nível da anterior, que cobre do aluno de forma justa a matéria de administrativo.

Blog: Como você prepara seus alunos considerando a abordagem do conhecimento jurisprudencial, inovação trazida no edital do XI Exame de Ordem? Qual o feedback desta inovação?

Prof: Todas as aulas de direito material são completíssimas, trabalhando os temas de forma bem aprofundada, inclusive com as decisões mais recentes. Nós temos 20 aulas só de direito material, no curso de segunda fase.

Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito Administrativo hoje?

Prof: O primeiro grande desafio é estar preparado em relação ao direito material. Por mais que a elaboração de peças assuste o candidato, o maior índice de erros se encontra nas questões e no mérito da peça administrativa, ou seja, no direito administrativo em si. O direito material equivale a 75%, em média, dos pontos da prova e, por isso, me dedico tanto a ensinar ao aluno o direito material, fazer com que ele se sinta seguro em relação à matéria. a maior quantidade de aulas (20 aulas do meu curso) visa a fazer com que o aluno se sinta seguro na matéria.

Uma das formas de passar segurança ao aluno é "turbinando" seu código, o que deve ser feito logo após o aprendizado da matéria. A ideia é aprender a matéria e depois marcar o código para saber onde encontrar o que foi aprendido.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições. A nova regra do edital tem como ser superada com as aulas do seu curso?

Prof: A identificação de peças não tem sido o grande problema das provas de segunda fase de direito administrativo. A FGV tem sido mais rigorosa no que tange aos detalhes da elaboração da peça e tem aprofundado bastante nos aspectos concernentes ao mérito.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: Preparei um curso muito completo com 34 aulas no qual trabalhamos o direito material de forma aprofundada e atualizada e fazemos todas as peças de forma exaustiva. Além disso, faremos toda a marcação do código do aluno para que ele tenha tranquilidade de encontrar as coisas na hora da prova. Enfim, muito conteúdo e muito treino e, principalmente, muita atenção ao aluno.

Blog:  O sistema do ?Sua Mensagem? funciona bem? Os alunos conseguem ter todas as suas dúvidas sanadas?

Prof: Com certeza, são muitos os canais de comunicação que temos. Eu tenho um grupo no facebook voltado para os alunos de segunda fase, além do sua mensagem.

Blog: E a correção dos simulados? Ela, junto com o fale conosco, consegue mostrar o caminho correto na elaboração das peças para seus alunos?

Prof: Perfeitamente, todos os simulados são corrigidos em sala de aula, ponto a ponto, abordando aquilo que o aluno pode ter errado e fazendo um simulado do espelho da prova também.

Blog: Fale sobre seu curso. Como ele vai fazer a diferença para os examinandos?

Prof: Carrego uma experiência diferenciada, desde os meus tempos de estudo, porque tenho a visão do aluno. Eu fui um aluno muito dedicado à preparação de concursos. Fui procurador do Estado de Goiás e hoje sou Procurador da Fazenda Nacional. Além disso, fui aprovado em outros concursos na carreira jurídica. O foco da OAB é o mesmo da preparação de concurso e, por isso, tento imprimir minha metodologia vitoriosa enquanto estudante aos meus alunos.

Então, inicio o curso com 20 aulas de direito material, esgotando todo o conteúdo de forma aprofundada, abordando, inclusive aspectos recentes como a lei que trata das licitações da copa do mundo, entre outros. Oriento ao aluno que, primeiramente, esgote essas aulas. Depois disso, preparei uma aula de marcação do código, o que facilita bastante a pesquisa do direito material durante a prova. Depois disso, trato acerca do caimento das peças e estrutura e gasto o restante das aulas treinando e refazendo peças e questões, como forma de dar segurança ao candidato.

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