A 1ª fase da OAB foi um "pau de dar em doido"! Uma olhada na possibilidade de anulação de questões

Domingo, 16 de dezembro de 2012

A prova da 1ª fase foi, e agora falo isso sem nenhuma dúvida, um "pau de dar em doido"!

Parece que arrebentou os candidatos de alto a baixo!!

As comemorações tradicionais do #paçei, que sempre faço com os candidatos, foram muito, mas muito contidas. Nunca vi nada igual.

As redes sociais sempre foram um termômetro certeiro sobre o desempenho geral dos examinandos, e, se é termômetro, a reação foi quase glacial.

Desde cedo a percepção de que a prova havia sido muito difícil já estava formada: Primeiras impressões da 1ª fase da OAB: candidatos acharam a prova muito difícil!! e agora ela está relativamente confirmada.

Foi feia a coisa!!!

Infelizmente teremos de esperar o dia 26 de dezembro para termos a noção exata do que foi esta prova. No dia 26, como vocês sabem, teremos a publicação da lista de aprovados e a abertura do prazo recursal. Só aí saberemos o tamanho do estrago e poderemos trabalhar com perspectivas de anulações.

E teremos anulações?

Na prova passada, e muitos devem lembrar, tivemos o recorde de aprovação na 1ª fase, e de plano eu disse que a chance de não anularem nenhuma era muito alta.

Não deu outra: não anularam nada, apesar das questões problemáticas.

Por outro lado, se o percentual de reprovação for alto, e parece que é, as chances de anularem uma ou outra questão sobem consideravelmente. Eu ousaria dizer que seria quase uma certeza.

Quase....certeza mesmo neste mundo só a morte e os impostos.

NÃO EXISTE ANULAÇÃO CERTA NO EXAME DE ORDEM. Guardem isso como um mantra. Não existe!

Mas especular sobre números agora é puro chute, e chutar muito alto é complicado, em especial por ter o potencial de gerar falsas expectativas, e eu odeio fazer isso com vocês.

Digamos assim: as perspectivas de anulações, dentro do contexto e da impressão prévia, são boas. Nada além disso, em especial nada de chutar QUANTAS. Não agora, seria uma irresponsabilidade.

O momento  é de cautela! Não digo para se lamentar e nem abaixar a cabeça. É hora de ficar desconfiado.

Quem reprovou não arranque os cabelos.

Não ainda.