86,19% dos internautas acharam a prova da OAB difícil ou muito difícil

Terça, 19 de julho de 2011

Após 6.559 votos dos internautas na enquete - O que vocês acharam da prova?, já podemos ter uma ideia mais ampla sobre a visão dos candidatos sobre a prova da OAB do último domingo. Vejamos os votos e sua distribuição:

Há de se considerar dois aspectos nos dados acima. Primeiro é que qualquer votação livre na internet não pode ser considerada com expressão correta da verdade. O único controle nos votos é o impedimento da dupla votação, com bloqueio de cookie e IP.

O segundo aspecto é que a votação ocorreu em um blog especializado no Exame, sendo provável que os eleitores efetivamente estejam ligados ao assunto, o que mitiga relativamente a primeira abordagem. E se trata também de uma votação sem nenhum interesse de natureza política ou ideológica, como por exemplo, as votações sobre o fim do Exame.

Dito isso, restou claro que a ampla maioria dos candidatos acharam a prova difícil ou muito difícil. Essas duas escolhas representaram 86,19% dos votos.

É um percentual bem elevado!

Vamos aguardar a liberação dos dados de aprovação nessa primeira fase para ver se a percepção do grau de dificuldade converge para o percentual de reprovação.