4 razões para estudar neste carnaval!

Quinta, 12 de fevereiro de 2015

4

Muito bem! O carnaval está aí e vocês (espero!) vão ignorá-lo quase que solenemente.

Mas vão ignorar por uma excelente causa: a aprovação na 1ª fase do XVI Exame!

E vejam só a vantagem de fazer este "pequeno sacrifício". A aprovação na 1ª fase já garante, de plano, o direito à repescagem. E nós sabemos que a repescagem veio para ser uma mão na roda na vida dos examinandos. Esse é mais um motivo para que o sacrífico deste carnaval no altar dos estudos não só faça muito sentido como também seja visto por vocês com uma OPORTUNIDADE de ter um bom tempo disponível só para ser dedicado aos estudos.

Eu diria que, considerando o contexto, é um tempinho extra de estudos que caiu do céu para vocês. E se a oportunidade está sendo dada, não pode ser desperdiçada.

E como vocês devem se pautar neste carnaval? Vamos dar uma conferida:

1 - Fazer o simulado hoje do Portal

Hoje teremos mais um simulado para a prova da 1ª fase. Quem já fez o simulado anterior tem a oportunidade de estabelecer uma comparação entre um desempenho e outro e identificar os pontos fracos. Neste ponto, ao identificar as fraquezas, vocês aumentam as chances de otimizar o desempenho na prova ao corrigir agora, faltando um mês para a prova, os pontos fracos.

Leiam isto daqui: Amanhã é dia do 2º simulado do Portal Exame de Ordem! Saibam por que ele será o MAIS importante dentro da nossa programação!

Quem não fez nenhum simulado ainda terá a chance de fazer a análise também e corrigir as deficiências.

Seguem agora os links para o 1º simulado, gabarito e vídeos de correção.

Simulado

Gabarito

2 - Manter ou corrigir o cronograma de estudos

Outra importante razão para não parar de estudar: vocês têm uma programação e atrasá-la, faltando um mês para a prova, vai prejudicar muito no projeto em si.

A programação, por assim dizer, é sagrada. E ser fiel a ela é fundamental.

E quem está atrasado na programação pode perfeitamente usar o tempo extra para tentar, e mesmo conseguir, manter a programação toda em dia.

Ser fiel ao cronograma é fundamental!

3 - Pular um pouco na festa

Pode parecer paradoxal, mas não é! Vale a pena tirar uma noite, apenas uma, para pular o carnaval.

E vale porque ninguém é de ferro e um pouco de higiene mental é fundamental inclusive para manter o cérebro funcionando bem.

Não raro vejo depoimentos de sacrifícios desnecessários em nome dos estudos, em especial de gente que vara as madrugadas estudando.

Isso é errado!

O cérebro passa, ao longo do dia, por uma "curva de desempenho", onde, com o passar do tempo, a capacidade cognitiva vai ficando cada vez mais desgastadas. Aliás, essa é uma das razões pelas quais dormimos: descansar o cérebro.

Dormir bem é importante, assim como dar uma "quebrada" na rotina também é importante, até para que os estudos depois rendam mais.

Mas essa concessão tem de ser feita de forma responsável. Se a descontração for muito grande, os benefícios do tempo livre deste carnaval podem ser perdidos, aí a ideia toda vira farofa.

4 - Arrancar da folia a motivação

Você não vai se divertir, não vai viajar, não vai pular a festa pagã enquanto seus amigos e parentes vão.

Triste, né?

Não!

Isso é muito LEGAL!

E é legal não só como uma prova de compromisso com seus sonhos como também é uma demonstração de força de vontade.

E isso é, meus caros, para poucos!

Aposto que boa parte dos examinandos vai preferir pular a festa, mas vocês não. É impossível não lembrar de um texto muito verdadeiro do Roberto Shinyashiki sobre como se construir o sucesso. É sempre a leitura recomendada quando estamos em um período assim:

33

Não é preciso dizer mais nada, não é?

O nosso simulado será lançado ao meio-dia de hoje!

Chegou a hora de separar os homens dos meninos.