30716 candidatos aprovados no XXII Exame de Ordem

Terça, 20 de junho de 2017

30716 candidatos aprovados no XXII Exame de Ordem

Com a lista preliminar de aprovados já podemos saber quantos gritaram "paçei" Brasil afora: 30.716 candidatos aprovados no XXII Exame de Ordem.

É uma aprovação muitíssimo acima se compararmos com o XXI Exame, quando então apenas 19.139 puderam comemorar, o que demonstra de forma cabal o quão pesada foi aquela edição.

A primeira fase do XXI foi a 2ª pior de todos os tempos, só perdendo para a primeira fase do IX Exame.

Essa oscilação estatística sempre foi objeto das minhas reclamações, indício manifesto de que o grau de dificuldade da prova navega ao sabor dos ventos do acaso, quando deveria seguir uma linha mais rígida, em benefício da previsibilidade.

A questão é simples: quanto mais previsível é a prova, MENOS reclamações nós temos. E quanto menos reclamações, menos controverso é o Exame.

Mas onde está o elemento humano, o imponderável impera.

Talvez seja possível antever, ao menos de relance, o que pode vir a acontecer no XXIII Exame, seguindo a onda da "flutuação" de aprovações entre uma edição e outra.

O resultado de hoje pode ser considerado bom dentro do histórico de aprovação médio da FGV, mas o complicado, como eu disse, é ver a manutenção de um equilíbrio estatístico. Na verdade, desde quando eu monitoro a prova, pioneiramente guardando todos os dados (antes mesmo da própria OAB), nunca vi três edições seguidas com o mesmo perfil.

Fica a dica para quem for fazer o XXIII: não esperem facilidades, pois a banca não é muito fã disto.