2ª fase do XV Exame da OAB: como elaborar um recurso técnico e eficiente?

Quarta, 4 de fevereiro de 2015

10

Quem reprovou agora está atrás de informações sobre como recorrer. Mas não basta só recorrer, tem de saber fazê-lo de forma técnica, pois o recurso para a 2ª fase tem algumas particularidades. E mais do que isto, a banca os analisa sob determinado enfoque.

Mas não se trata de nada difícil. Aliás, é algo SIMPLES de fazer, desde que se compreenda a forma correta.

Confiram, mais uma vez, a lista de aprovados e o espelho da prova:

Resultado Preliminar - Prova Prático-Profissional (2ª fase) Consulta individual

IMPORTANTE: até onde sei a maioria dos candidatos não está conseguindo acessar a prova e o respectivo espelho. De acordo com a FGV o acesso a este material será liberado a partir do meio-dia de hoje. Então, por enquanto, é preciso ter um pouco de calma e aguardar. O prazo recursal será mais do que suficiente para a redação do recurso.

Muito bem! Vamos começar primeiro com uma advertência: não sigam MODELOS de recurso.

Cada candidato, individualmente, terá de fazer seu próprio recurso sem utilizar qualquer tipo de modelo, extraindo sua própria fundamentação para as razões recursais e tentando descobrir em quais itens conseguiu lograr nota. Isso exigirá uma análise muito detalhada das respostas.

Em razão disso, qualquer tipo de modelo de recurso é altamente pernicioso para os recorrentes.

Cada candidato fez sua redação,e  o recurso é CUSTOMIZADO, ou seja, específico em razão da própria fundamentação declinada na prova. "Terceirizar" o serviço pode implicar em um recurso estilo "modelo", feito por gente que não estará, evidentemente, fazendo só o seu recurso. Exceto, evidentemente, se for algum amigo que se debruce sobre a sua prova.

Mas se você conseguiu fazer sua prova, então conseguirá fazer o seu recurso.

Dica útil: se você fez a prova com colegas ou amigos, formem um grupo e uns ajudam os outros. Quando mais de uma pessoa se debruça sobre uma problemática, a visão do todo se torna mais clara, e uns ajudando os outros tornará a tarefa bem mais confortável. Aqui o trabalho COLABORATIVO não só é bem vindo como será útil. Mas, lembrando, quem fará o recurso será você!

É importante também ressaltar que fundamentações idênticas são punidas pela banca com o indeferimento sumário.

Copiou, dançou! Sente e faça por si mesmo o seu recurso.

EXCEÇÃO: só uma exceção a essa regra. Ela ocorre quando há um ERRO da banca em algum critério da prova e esse erro atinge os candidatos de forma indistinta. Trata-se de um erro no espel