Temos 23 dias até o resultado: Perspectiva de grande aprovação na 2ª fase!

Domingo, 17 de setembro de 2017

Temos 23 dias até o resultado: Perspectiva de grande aprovação na 2ª fase!

Pelo visto, e até agora, a média dos candidatos gostou do que foram as provas da 2ª fase do XXIII Exame de Ordem. Essa é também a impressão dos nossos professores e de outros no geral, o que abre uma perspectiva de uma grande aprovação na 2ª fase.

Essa impressão, inclusive, converge com as análises feitas anteriormente aqui, em que as provas não iriam ser terríveis com os candidatos:

Qual poderá ser o grau de dificuldade da 2ª fase da OAB?

Faz sentido ter medo da prova da 2ª fase da OAB?

A lógica de que uma prova terrível em uma primeira fase é sucedida por uma segunda fase palatável, ao menos agora, foi mantida, em uma edição em que vários conceitos e premissas foram rompidos.

Então, em um primeiro momento, a perspectiva é de que tenhamos um bom percentual de aprovação nesta 2ª fase.

Mas tem um porém: a correção da FGV.

Nunca, nunca mesmo, podemos subestimar o poder de estrago dessas correções, que nunca superaram o o razoável, sendo que em regra oscila no ruim.

Claro! Com provas mais fáceis a tendência é de termos correções melhores, mas sempre temos de deixar o pé atrás.

Em que pese os padrões terem sido publicados hoje, somente no dia 10/10 saberemos de verdade como será a correção da FGV, pois o que vale mesmo é o espelho de correção.

Agora, neste exato momento, NINGUÉM está aprovado, mesmo que o padrão esteja alimentado doces esperanças. É preciso aguardar!

Sim! Dá para ficar animado! Mas as correções, como eu disse, estão longe de ser algo muito confiável.

Os recursos dos candidatos poderão ser apresentados só após a divulgação do resultado preliminar, e eles dependerão dos espelhos (não temos ainda a distribuição das notas por item) como também cada caso deve ser visto de forma particular, afinal, cada recurso demanda uma abordagem específica.

Temos 23 dias de hoje até o dia do resultado!

Preparem seus corações para esta longa jornada!