Segunda, 26 de junho de 2023
Estamos a apenas duas semanas para a prova objetiva do 38 Exame da OAB. Chegou o momento em que rever o conteúdo é muito mais significativo do que apreender novas informações.
Chegou o momento de revisar!
Evidentemente, essa dica tem um público-alvo específico: quem esgotou ou está esgotando o conteúdo programático. Quem iniciou a preparação tardiamente deve manter o rito de estudo de acordo com o planejamento anterior.
Antes de qualquer coisa, não percam a Mega Revisão de hoje! O professor Felipe Menezes vai pegar os pontos mais importantes de Processo Civil a partir das 19h desta segunda:
E ontem já tivemos a 1ª aula, que foi de Ética Profissional
Mega Revisão - Ética Profissional - Aula Completa
E por que revisar?
Estudar não é um processo contínuo para frente! Ele envolve o ?repisamento? do conteúdo anteriormente estudado para gerar a formação da memória de longo prazo.
E esse é um conceito de grande importância que fará uma GRANDE diferença na hora da prova!
Falando em revisar, lembrem-se que hoje, 17h, teremos o 2º Simulado da Mega Revisão!
Este simulado é muito importante para a reta final! Ele, em conjunto com o 1º simulado, já permitem uma visão muito boa dos pontos fortes e fracos.
E, claro, vocês devem revisar os pontos fracos.
Falando em revisão, ontem começou a Mega Revisão. Vejam toda a programação:
Primeira semana:
Sábado
Domingo
Segunda semana
Sexta e sábado véspera da prova:
Muito bem!
Não basta ao candidato saber com clareza o direcionamento de seus estudos, é preciso CONSOLIDAR o que foi estudado, e o processo de consolidação envolve a repetição e a revisão.
O objetivo final, é claro, é construir a memória de longo prazo. É com o seu estabelecimento que se pode dizer, com segurança, que determinado conteúdo foi devidamente memorizado.
A memória de longo prazo forma os nossos ?arquivos?, e os processos de consolidação podem demorar minutos, horas, meses e até mesmo décadas. A memória de longo prazo permite a recuperação de uma determinada informação mesmo depois de passadas décadas. E, pasmem, os cientistas não conhecem ainda os limites de armazenamento desta memória.
É o conhecimento da memória profunda que nos influencia na hora de tomarmos decisões, e é essa memória que todo estudante almeja sedimentar seus conhecimentos.
Daí a importância de revisar: consolidar o que se aprendeu!
A importância da revisão tem raízes científicas: não é o exercício de um achismo qualquer.
O candidato pode, linearmente, seguir seu cronograma, mas a eficiência do processo depende, em boa medida, em revisitar o conteúdo estudado.
O processo todo começa, como elencado acima, com o ?input?, a entrada do conteúdo, ou seja, a aula e a leitura. Após isto, vem a cognição (reflexão e processamento da informação), para depois vir o ?output?, que pode ser traduzido como a resolução de exercícios, entre outros métodos. A retroalimentação envolve todos os 3 processos anteriores para se tornar um método eficaz de fixação de conteúdo.
É, claro, fazer isso tudo consome tempo e é trabalhoso, mas em estudo não existe ?mágica? ou métodos milagrosos.
A revisão portanto deve não só abarcar a releitura de conteúdo (especialmente dos resumos) como também a resolução de exercícios, que também é uma forma de relembrar o conteúdo previamente estudado.
A Mega Revisão começou e ela é perfeita para vocês revisarem o que aprenderam!