Quarta, 22 de junho de 2016
A 2ª fase do XIX Exame de Ordem foi amarga: dos 49.756 candidatos aprovados na 1ª fase (contando aqui com os candidatos da repescagem passada), apenas 17.391 foram aprovados na lista divulgada há pouco.
Isso representa um percentual de 34,95% de aprovação, bem abaixo da média geral de aprovação em uma 2ª fase.
Confiram os dados consolidados do Portal Exame de Ordem (são dados extraoficiais, calculados e registrados pelo Portal Exame de Ordem):
XIX - 34,95%
XVIII - 47%
XVII - 55%
XVI - 49,23%
XV - 42,71%
XIV - 50,42%
XIII - 43,74%
XII - 64,82%
XI - 62,52%
A queda foi brutal!
Acredito que isso se deve, essencialmente, a um fator preponderante: Muitos candidatos fizeram, na prova de Penal (e Penal tem muitos inscritos), o recurso de Apelação, quando a peça correta (e também inquestionável, pois o enunciado da prova de Penal não merece reparos) era as Contrarrazões de Apelação.
Muitos candidatos, segundo soube, não estudaram essa peça, e não tiveram na hora da prova o tino de apresentá-la como solução correta.
Infelizmente foram penalizados por isso.
E, desde o dia da prova da 2ª fase, afirmei que a banca NÃO ACEITARIA a Apelação como resposta correta, simplesmente porque estava na cara que ela não era a peça correta.
No momento também estou vendo muitas queixas sobre a forma como as correções foram feitas, em especial pelo rigor imposto pela banca corretora. Mas ainda não tenho elementos suficientes para dizer se as correções foram boas ou não. Em princípio eu diria que elas foram muito rigorosas, mas preciso olhar mais provas para afirmar se elas extrapolaram o razoável.
De toda forma, e isso é irrefutável, a reprovação foi muito alta nesta segunda fase.