Quinta, 14 de abril de 2016
Vamos dar uma olhadinha nos números da 1ª fase do XIX Exame de Ordem?
Com a divulgação da lista preliminar de aprovados conseguimos descobrir quantos candidatos vão enfrentar a 2ª fase do XIX Exame, a ÚLTIMA com o antigo CPC.
Sim! O lance é ser aprovado agora, porque depois vem o novo CPC e só Jesus sabe como será essa futura prova!
Muito bem! Com a divulgação da lista hoje, 33.883 candidatos foram aprovados nesta primeira fase. Curiosamente, 34.792 candidatos foram aprovados na 1ª fase do XVIII Exame. A curiosidade está no fato de que a percepção sobre a atual prova foi PIOR se comparada com a prova anterior. Estatisticamente elas seriam praticamente equivalentes.
Mas esse distorção está no número de inscritos. Enquanto na prvoa passada tivemos 124 mil candidatos, nesta foram aproximadamente 128 mil, o que dá um percentual de 26,47% de aprovação. Logo, a atual prova foi sim um pouco mais difícil que sua antecessora.
Da repescagem estão viindo, segundo meus cálculos, 15.873 candidatos, enquanto que da repescagem na prova passada vieram 26.815 examinandos, o que é um diferença significativa.
Isso significa que temos 49.756 candidatos na 2ª fase do XIX Exame. Na 2ª fase da prova passada foram 61.607, um contingente bem maior.
"Quer dizer então que a próxima 2ª fase vai ser mais fácil?"
Há um tempo atrás era possível fazer essa leitura; hoje, nem tanto. mas é sim um bom indicativo para os candidatos.
"E anulações? Há esperança?"
Ela, a esperança, é a última que morre. Não acho improvável, como já escrevi anteriormente, termos anulações nesta priemira fase. Vejo duas questões com uma boa margem para serem anuladas, mas sempre trabalhamos aqui no campo das hipóteses. Pode ser, mas não quer dizer que será. Na prática, significa que não temos como saber.
Dia 28, portanto, saberemos a verdade quanto ás anulações.
"Compensa arriscar?"
Assumir o risco faz sentido e é racional para quem fez 38 ou 39 pontos. Quem fez 37 ou menos não deve contar com a sorte.