Sexta, 27 de julho de 2012
Com certeza absoluta, esta foi a PIOR 2ª fase da história do Exame de Ordem Unificado.
Nesta edição do Exame de Ordem tivemos 111.909 candidatos inscritos, sendo que 32.137 examinandos foram aprovados na etapa preliminar da 1ª fase, representando um percentual de 28,71%.
Com a anulação das 4 questões tivemos a inclusão de mais 13.767 candidatos, totalizando 45.904 aprovados, ou,41,01% de aprovação ou 58,99% de reprovação na 1ª fase.
Agora, com a divulgação da lista preliminar de aprovados na 2ª fase, apenas 13.894 candidatos lograram aprovação. Ou seja, apenas 30,26% dos aprovados para a 2ª fase conseguiram a aprovação.
Esse número, considerando o total de inscritos, representa um índice de aprovação de apenas 12,41% de aprovação, ou, 87,59% de reprovação TOTAL no Exame como um todo.
Nunca vi uma 2ª fase tão arrasadora quanto esta!!!
No Exame passado uns 22 mil passaram no resultado preliminar, sendo que eram 46 mil aprovados para a 2ª fase.
A atual 2ª fase foi MUITO pior.
E aqui uma consideração.
Os critérios de pontuação das provas foram significantemente alterados em relação aos critérios usados nas provas passadas. Os candidatos, achando que estavam respondendo em conformidade com o pensamento da banca, foram surpreendidos com a escolha arbitrária e distinta de novos critérios, perdendo pontos onde julgavam estar corretos (e considerando apenas o aspecto técnico, estavam sim corretos).
Resumo da ópera: a FGV, para "equilibrar" as coisas, mudou seu padrão e conseguiu dar uma rasteira geral nos examinandos.
Não discuto a escolha pela banca de seus critérios de avaliação. A banca tem essa liberdade. Mas é uma maldade adotar outros critérios quando em edições anteriores os parâmetros de correção estavam sedimentados.
Vou além: dado este perfil, não vai adiantar para ninguém recorrer questionando o que a banca escolheu como critério de correção. Muitos poucos candidatos lograrão sucesso em seus recursos, EXCETO se conseguirem estabelecer uma correlação entre o que escreveram e o espelho da prova.
Vou preparar um tutorial sobre como recorrer da forma CORRETA, sem vender sonhos ou ilusões. Lembrem-se que a via recursal no Exame de Ordem é extremamente estreita e pouquíssimos recorrentes logram sucesso. Fazer da forma correta é vital para dar uma chance à aprovação.
Em suma: paulada geral em vocês.