Quinta, 7 de junho de 2012
Nesta edição do Exame de Ordem tivemos 111.909 candidatos inscritos, e, com a publicação agora da lista de aprovados, apuramos que 32.137 examinandos foram aprovados na 1ª fase.
Isso representa um percentual de aprovação de 28,71%.
Na 1ª fase do Exame passado foram 101.246 inscritos na 1ª fase, 36.566 lograram a aprovação. Isso representou 36,91% de aprovação ANTES da anulações de 2 questões, quando então o percentual de aprovação saltou para 46,30% dos inscritos, em um total de 46.877 candidatos ao final aprovados.
A anulação de 2 questões gerou um impacto muito grande na lista final de aprovados.
Vamos pensar isso agora, neste Exame.
Aparentemente 2 questões podem ser anuladas sem maiores dramas. Mas isso tem de ser entendido dentro de um novo contexto: de fato a prova foi mais difícil que as duas anteriores, e isso pode ser atestado pelo percentual de aprovação menor.
O fato da prova ser mais difícil só indica um caminho: a OAB queria menos candidatos na 2ª fase.
De repente começo a achar que as questões repetidas NÃO serão anuladas apesar dos pesares. Se forem, o percentual de aprovados subiria muito e a OAB não teria como anular as questões com vícios de formulação.
Confesso que o quadro agora é muito nebuloso. Honestamente não vejo a OAB anulando as repetidas e mais 3 questões problemáticas. Seis anulações impactaria pesadamente no percentual final de aprovados.
De toda forma, sem dúvida, anulações teremos, ao menos 2, com alguma confiança, 3.
No dia 19 saberemos.