Especial do dia dos namorados: As regras para namorar e casar com a carteira da OAB

Segunda, 12 de junho de 2017

Especial do dia dos namorados: As regras para namorar e casar com a carteira da OAB

Sim! O amor é algo real! E não existe um sentimento mais forte do que este para estudantes e bacharéis em Direito quando o assunto é se apaixonar pela carteira da OAB.

É um sentimento puro, desinteressado, autêntico e, por muitas vezes, eterno.

É lindo o momento em que a OAB olha para o pretendente da carteira (sua filha dileta) e autoriza o casamento. Poucos não ficam emocionados com isto, levados pelo sentimento de plenitude por terem conseguido, finalmente, após um longo namoro, casar-se com a carteira da Ordem.

É muito amor!

Mas a OAB é uma mãe extremamente protetora! Ela não dá sua filha em casamento para todos. Para se casar com a carteira da Ordem a OAB submete os pretendentes a uma longa jornada de testes, privações e desafios. Afinal, uma mãe zelosa precisa ter a certeza de que sua filha casará com alguém digno de apresentá-la à sociedade.

É difícil conseguir esse casamento!

Mas nós - eu e você - sabemos que o amor é mais forte do que qualquer desafio, e que NADA pode afastar o que o destino reserva para você e a carteira: vocês dois juntos para o todo e o eterno sempre, exceto se algum outro amor (digo, concursos público) vier a separá-los.

Se algum concurso sem-vergonha promover o divórcio é assunto para um outro momento. O que vale é o sentimento de agora, o sentimento puro que faz você desejar a carteirinha ardentemente.

Como então agradar a mãe da carteirinha e conseguir que ela aprove o matrimônio?

Como sabemos, antes de casar é preciso namorar. Então vamos ver as regras de namoro da carteira da Ordem:

1 - Mostre que você vai dar um bom futuro à carteira: mostre que é organizado e sabe planejar

Mãe nenhuma quer casar seus filhos com gente desorganizada. Regra elementar da vida.

Quando você se apresentar como pretendente, mostre que você tem um PLANEJAMENTO dos estudos, organizando sua agende em prol do futuro matrimônio. Estruture um cronograma de estudos, organize a distribuição de matérias e faça isso com antecedência. Eu GARANTO que isso impressiona muito a OAB e amolece o coração dela em relação a você. É um passo importante - e inicial - dentro do relacionamento.

De 34 para 57 pontos na 1ª fase: o impacto da mudança de metodologia de estudo para a OAB

O estudo da lei seca na preparação para a OAB

Revisão do conteúdo do Exame de Ordem: vocês estão fazendo?

Os pontos centrais de preparação para o XXIII Exame de Ordem

2 - As mães querem saber se você investe na filha dela

Toda mãe quer um futuro tranquilo para suas filhas. Isso é mais do que natural. E ela ODEIA gente pão-dura ou que não cuida da sua filha direito. Ou seja, para pedir a carteirinha em casamento é preciso investir nisso, adquirindo o material didático certo, de qualidade e atualizado.

Sim, não quer dizer que vocês tenham de ser ricos e esbanjem para impressionar a OAB. A Ordem sabe que a vida não anda fácil e que nem todo mundo é abastado. Ela também considera quem investe no que é mais importante, e no momento certo, como a compra de um vade para a 2ª fase ou um curso específico para suprir uma carência específica.

3 - Não, não e não traia a carteira durante o namoro!

Você sabe como é: o namoro está rolando, mó love, mas aí vem uma amigo e apresenta uma tentação maléfica: "Bora ali para a balada"; "Bora jogar um futebol"; "Vamos passar o findi na casa de praia de fulana"; "Vem comigo ver o show do Wesley Safadão", etc, etc, etc.

Sim, trair a carteira durante o namoro é mais comum e fácil do que vocês imaginam, e isso pode azedar completamente a relação.

regras para namorar e casar com a carteira da OAB

Claro! Uma vez ou outra a cerca será pulada. A gente sabe como é: a carne é fraca, a tentação é grande, uma puladinha de cerca de leve ninguém vê. Pois é, mas NÃO deixem a velha descobrir que você está aprontando, senão o caldo entorna e o relacionamento pode virar farofa!

Vencendo a procrastinação nos estudos

4 - A cerimônia de casamento é tensa, mas ninguém vai bater em você!

Casar é T-E-N-S-O! Você, e mais ninguém, passa a ser o centro das atenções. A igreja lotada e todo mundo te olhando. Muitos choram, outros tremem, todos suam! Ninguém casa sem sentir um forte frio siberiano na barriga.

Mas, mesmo assim, os noivos não apanham de ninguém na hora da verdade. É tenso, mas dá para manter o sangue-frio e seguir em frente. Quem deixa o emocional abalar na hora do sim assunta a OAB e ela pode cancelar o casamento.

Isso sim é tenso!

Ou seja: controlar o emocional na hora da prova é fundamental para o namoro e o casamento. Quem namora a sério na hora da verdade está convicto do sentimento e não deixa a emoção falar mais alto. Estudem direito e CONFIEM na preparação de vocês. Faça simulados, mensurem o desempenho e convença-se de que está pronto para a hora da verdade. Assim fica mais difícil tremer e a velha vai te ver com bons olhos.

Sobre o medo de fracassar na OAB

5 - Cuidado com a prima da carteira!

Se tem alguém que embaça o relacionamento, esse alguém é a FGV. A prima da carteira da OAB sente por ela um ciúme doentio e tenta fazer de TUDO, tudinho mesmo, para atrapalhar a relação. A FGV quer a carteira na balada, quer viajar com a prima querida, quer ir para a farra com sua queridinha e vai tentar jogar terra nessa relação.

Por isso é preciso MUITO, mas muito cuidado mesmo com a FGV.

Na 2ª fase do casamento, por exemplo, é preciso redigir a peça e as questões com clareza, seguindo as regras do edital. Na primeira fase é bom ficar de olho na folha de resposta e marcá-la direitinho. Também é preciso deixa tudo no esquema, pois os amiguinhos da FGV (os fiscais de sala) adoram ensaboar o meio de campo na hora da prova: não se pode dar mole!

Mas o pior ainda está por vir: é a prima da FGV quem organiza a cerimônia de casamento, e ela costuma ser maldosa com isto!

Questões com erros, questões difíceis, questões imensas!

Bota uma coisa na cabeça: A FGV não gosta de você!

Diferente da OAB, que pode ser convencida a aceitar o casório, a FGV tem um ciúmes doentia da carteira, e quer manter sua amiga do peito ao seu lado. Você é um estranho e tem de ser afastado de todo jeito!

E só existe uma forma de superar a FGV: estudando muito e indo ACIMA da média dos 40 pontos! Quem vai para o casamento, digo, prova, querendo tirar só 40 pontos vai ter problemas!

Dia desses chegou uma fofoca aos meus ouvidos: a FGV chega no ouvido da sua tia, a OAB, e diz que certas questões meio maldosas NÃO devem ser anuladas. Quem tira 38 ou 39 pontos e tem esperanças de ser aceito pela Ordem acaba DANÇANDO por obra e graça da FGV.

Isso sem contar questões para lá de difíceis, afora que todas são cansativas.

É...a brincadeira não é para crianças não! A FGV não perdoa!

Logo, ir para o casório bem preparado é uma necessidade. A prima da carteira tem influência mas também não é tudo isso não: quem se prepara direito consegue neutralizar seus esforços para impedir tão belo enlace.

6 - Cuidado com as inimigas e com as recalcadas!

Todos nós sabemos que existem pessoas que secretamente torcem para o nosso fracasso. Gente que até quer te ver bem, mas nunca melhores do que elas.

Não conte para ninguém que você vai fazer o Exame de Ordem

Inveja existe, e é algo complicadíssimo!

Se você começa a namorar com a carteia, elas, de forma insidiosa, começam a instilar medo e dúvidas no seu coração. Ou também podem, na maldade, começar a gerar pressão sobre você: "Tem de passar, tá bom?"; "A filha do vizinho passou de primeira!"; "É uma vergonha não ser aprovado após 5 anos de faculdade!"

Gente que tenta desestabilizar você simplesmente porque torce para o seu fracasso.

Logo, se você for namorar a carteira da OAB, o faça em SEGREDO! Ninguém precisa saber, ninguém tem de dar pitaco em nada. O sentimento é seu e você deve cuidar dele direitinho, sem a interferência de ninguém. Sua alegria por esse amor puro e genuíno só deve ser revelada no dia em que finalmente você e a carteira estiverem juntinho da silva! Aí mandem um beijinho no ombro e deixem a inveja explodir os miolos das recalcadas e invejosas!

7 - Viva uma paixão louca e avassaladora!

Lembro-me de quando estudava no ensino médio e sofria imensamente por um amor platônico e irrealizável por uma menina de duas séries abaixo da minha. Foram 3 anos de um amor sofrido, que nunca teve voz, simplesmente porque eu era um bicho da goiaba e nunca tive sequer coragem de dizer um oi para ela.

E não tinha porque ela era a coisa mais linda do universo. Impossível não se apaixonar por ela e impossível não me sentir intimidado.

Meu azar é que na época eu era adolescente, e os adolescentes, no geral, são meio estúpidos. E eu não fui um dos mais espertos ou descolados.

Não sejam como eu fui, um adolescente tapado e sem iniciativa em relação ao meu grande amor (que nunca se realizou!).

A paixão pela carteira tem de ser louca, avassaladora, incontrolável! Entreguem-se furiosamente ao sentimento e mostrem para a OAB de que o casamento é algo absolutamente inevitável. Estudar de madrugada é como fazer uma serenata na janela da carteirinha, sacrificar finais de semana é como perder horas dando vazão à voz do coração em poemas e mais poemas, resolver exercícios é como sonhar acordado com o dia do casamento, prestar atenção nas aulas é como olhar para a amada e se embevecer com cada curva do seu corpo, fazer resumos é como desenhar cada detalhe da personalidade da amada carteira.

Sim! Estudar para a OAB tem de ser um exercício louco de paixão incontida! É um projeto, é algo que te pertence e a ninguém mais, uma miríade de sentimentos incontroláveis que precisam ser externados de forma intensa e apaixonada.

A importância da força de vontade nos estudos e como consegui-la

Apaixone-se pela paixão! Apaixone-se pelos estudos e pela ideia de que tudo vai dar certo! Entregue-se a isto e o casamento será a coisa mais linda do universo.

Ou....vire um bicho da goiaba como eu, não se mobilize e passe o resto da vida pensando como poderia ter sido algo que nunca aconteceu.

--------------------------

E é isso!

O sentimento que vai em seu coração, eu sei, é puro e verdadeiro. A vontade de casar com a carteira da OAB é imensa e fé em Deus que isso vai acontecer.

Inclusive, por favor, convide-me para ser padrinho de casamento: o serei com o maior prazer do mundo!

Apenas entregue ao sentimento, mostre para a velha Ordem que você merece viver ao lado da filha dela e, eu sei, vocês serão felizes para sempre. Claro! Pode ser que um concurso atravesse o caminho, mas como disse Vinícius de Moraes, que ao menos seja eterno enquanto dure.