Uma semana para a OAB: como e o que estudar?

Segunda, 2 de abril de 2018

Uma semana para a OAB: como e o que estudar?

Chegamos ao momento em que é necessário entrar de CORPO E ALMA na preparação! Entramos na reta final de estudos e falta uma semana para a OAB. Agora não é possível procrastinar mais nada!

Muitos candidatos, neste momento, tentarão compensar deficiências na preparação imprimindo um forte ritmo de estudos.

Mas vamos ser honestos: agora não é um momento apropriado para se aprender mais, e sim para se aprender certo, pois o tempo restante não permitirá o esgotamento de muito conteúdo (Exceto Ética, que é um caso a parte).

Uma verdade: Não dá para recuperar, nessas alturas do campeonato, o tempo perdido!

Não é possível comprimir os estudos para que tudo seja visto na semana da prova da OAB. Agora é hora de estudar certocom estratégia, e não de tentar dar conta de um volume de estudo que vá além da capacidade de apreensão do cérebro.

Quem adotou uma estratégia e fez uma programação prévia dos estudos não deve estar tão preocupado assim! Agora, nesta semana, é o momento de dar aquela azeitada final nos estudos e encarar de frente a prova!

O momento agora é o de estabelecer SINTONIA FINAo ajuste dos detalhes!

Uma semana para a OAB: como e o que estudar?
1 - Estabelecer a autoconfiança

Para o bem ou para o mal a prova é absolutamente inevitável. Vocês terão de se submeter a ela.

Se é assim, nada mais evidente do que simplesmente encará-la de frente. É dizer para si mesmo que se está pronto, preparado e que vai passar!

Confiram a íntegra do NO ALVO, a revisão de véspero do Jus21:
Confiram a íntegra do NO ALVO!

NO ALVO - Transmissão Completa!

Trata-se de um trabalho de controle emocional e de encorajamento. Se sempre alguns passam na prova é em função do fato dela ser algo possível. E se é possível para uns, também o é para vocês.

Apesar do pouco tempo, estudem com serenidade. Quem se atropela chama para si o nervosismo.

No mais, vocês estão estudando há um tempão e se a prova fosse exatamente amanhã vocês iriam dar conta do recado. É para isso que todos vêm se preparando há alguns meses e chegou finalmente a hora de botar tudo em prática.

Assumam, portanto, o fato de estarem prontos para a prova: isso é o óbvio.

E se estão prontos, não há o que temer.

2 - Impossível abraçar o mundo!

Rever tudo? Só se for os seus resumos.

Não têm resumo?

Escolham um rol de disciplinas para estudar. Aquelas que vocês acham mais importantes.

Ponto!

Rever tudo não só é impossível como vai certamente gerar dar um desespero, pois o confronto entre o tempo disponível e o conteúdo a ser estudado não costuma fazer bem para o emocional.

Moral da história: não dá para abraçar o mundo agora.

Pura ilusão achar que entrar em uma maratona nesta reta final, absorvendo o conteúdo de TODAS as disciplinas será útil na hora da prova.

Não dá para sanar deficiências do conhecimento em um lapso de tempo tão curto. Sem chances.

Vocês fizeram os simulados? Leram os posts abaixo?

Mapeamento do desempenho por disciplina da prova objetiva da OAB

Como fazer revisões para a OAB nesta reta final? Quais disciplinas oferecem o melhor retorno na 1ª fase da OAB? Superando os 37-39 pontos na prova objetiva da OAB uma semana para a OAB
3 - Partindo para o que interessa!

De plano, sem piscar e sem medo de errar, dediquem quarta, quinta e sexta e, se for necessário, a noite do sábado, para estudarem só e somente só Ética Profissional.

No nosso plano de estudos apenas quarta e quinta foram separados para Ética, mas vocês não devem ter nenhum receio de expandir o calendário para isto sem antes terem a certeza de que a disciplina foi integralmente apreendida.

Seguem os links com as normas atualizadas:

Estatuto da Advocacia e da OAB

Regulamento Geral

Código de Ética e Disciplina 

Ética é importante porque representa questões em 80, ou seja, 20% das questões necessárias para a aprovação (8 em 40).

Acertar 20% do necessário não é pouca coisa.

Sim, eu sei que na prova passada a FGV reduziu o número de questões de Ética, mas, ainda assim, é importante estudá-la.

A disciplina é relativamente simples de estudar e deixá-la para os dois últimos dias não só sedimenta o conteúdo na memória como é materialmente possível, sem medo de não ter tempo de esgotar o conteúdo.

E estudar é fácil!

Leiam o código, o regulamento e o estatuto 3 vezes seguidas cada um, e depois resolvam todos as questões de edições passadas.

Só isso!

Mas isto é para a quarta e quinta. Sexta e sábado se for necessário.

Querem estudar mais disciplinas? Eleja aquelas com maiores dificuldades de compreensão. Nestas o candidato pode extrair 2, 3 ou mesmo 4 pontos a mais, e estes pontos têm tudo para fazer a diferença.

PARA QUEM NÃO SABE, entre 21 a 24% dos candidatos presentes nas provas de 1ª fase obtêm entre 37 e 39 pontos na prova.

Exatamente! Um grande percentual fica nessa faixa limítrofe de reprovação. Pouco, quase nada distante dos 40 pontos.

Focar agora umas 2 disciplinas mais complicadas pode fazer a diferença entre ficar ou não na zona limítrofe.

Afora isto, o candidato DEVE resolver hoje e amanhã exercícios de todas as disciplinas (resolver exercícios é absolutamente indispensável) e mensurar o desempenho (hoje e amanhã) e depois acompanhar um desses cursos de um dia que os cursinhos disponibilizam. Fazer todos me parece não só um exagero como também uma dispersão do foco.

4 - Como será a prova?

Esta é uma pergunta feita por todos os candidatos.

Por uma questão de motivação e encorajamento o ideal é ignorar este fator, mas por uma questão de ajuste dos estudos torna-se importante abordar este tema.

Como será a prova do XXV Exame de Ordem? Como será a prova do XXV Exame de Ordem?

Vamos partir da premissa de que a prova será boa para quem estudou adequadamente.

E isso é uma certeza?

Não, não é! É apenas uma projeção construída sobre a percepção e análise das provas anteriores. Faz sentido acreditar na repetição deste padrão.

Muito provavelmente vocês já resolveram as provas anteriores e já estão cientes do grau de dificuldade de cada uma delas. Quem não resolveu não deve mais esperar, visando com isso se situar e delimitar os melhores pontos a serem atacados.

Lembrando que a prova anterior foi bem palatável e a aprovação foi boa. Nada impede que esse padrão se repetido agora.

5 - Exercícios, exercícios e mais exercícios

Sem comprometer o planejamento já estruturado para a semana da prova da OAB, não deixem de resolver muitos exercícios. É assim que se entra no ritmo da prova!

Eu aconselho, se isso for possível para vocês, a resolverem tantos exercícios quantos forem possíveis. Agora, neste momento, é a melhor forma de se preparar.

IMPORTANTE: não deixem de seguir o planejamento prévio se o conteúdo do cronograma de estudos não foi esgotado. Disciplina é importante! Os exercícios vêm depois disto.

Segue uma lista, mais uma vez, de sites que oferecem simulados online para vocês treinarem:

Jurisway

Simulados OAB

Canal Concursar

Tecnolegis

Questões de Concursos

A resolução de exercícios é uma etapa fundamental no processo de preparação. A partir daí que se constrói a autoconfiança .

6 - Semana da prova da OAB: Hora do sacrifício

Sim, agora é a hora de estudar manhã, tarde e noite. Vai ser cansativo, não tenho a menor dúvida disto, mas agora é a hora.

Estudar muito na semana da prova da OAB produz um efeito psicológico bom. O candidato sente que está dando o melhor de si e isso aumenta a confiança, ou, ao menos, não permite que tenha crises de consciência quando a prova chegar. É muito melhor se compararmos com a sensação de que poderia ter feito mais.

Bem melhor!

O descanso vocês deixam para a véspera da prova, sábado à noite, quando uma distração será muito bem-vinda, tal como um jantar, um cineminha ou uma balada (de leve!).

Aí, no domingo, vocês poderão fazer a prova com 100% da capacidade.

É isso pessoal! Nesta semana NENHUM sacrifício é grande demais na semana da prova da OAB. Não dá para abraçar o mundo agora e nem se desdobrar em dois. Concentrem-se no que realmente vai trazer um resultado útil e confiem na preparação prévia.

Se vocês vêm estudando de verdade e não precisam se preocupar exageradamente com o conteúdo: existe um lastro, e na hora da prova ele vai aparecer.

Foco nas deficiências, nos exercícios e em Ética Profissional.

O caminho é este!