Como fazer revisões para a OAB nesta reta final?

Segunda, 26 de março de 2018

Como fazer revisões para a OAB nesta reta final?

Uma coisa é entender a necessidade e o porquê de iniciar as revisões do conteúdo para a prova que está chegando:

Duas semanas para a prova: hora de revisar forte o que já foi estudado!

Outra, distinta, é saber COMO fazer direito essas revisões!

O tempo é curto e é necessário ter método para tornar o processo não só eficiente como também útil.

Para começo de conversa, a revisão a ser feita nesta semana NÃO converge com o modelo de revisão tradicional que prevê revisões periódicas de um mesmo conteúdo em intervalos distintos de tempo. Esse modelo não se aplica agora.

E não se aplica porque o tempo destinado à revisão será exclusivamente voltado para isto, ou seja, vocês não estarão em busca de assimilar novas informações, mas sim de relembrar tudo o que já foi estudado ao longo dos últimos meses.

E qual o GRANDE objetivo neste processo todo? Simples: eliminar a desagradável sensação de não ter estudado nada e estabelecer de forma mais consistente a memória profunda, ou seja, a lembrança real do que foi estudado.

Revisar é fundamental para o processo de EVOCAÇÃO do conteúdo na hora da prova, ou seja, o chamamento da informação quando ela se faz necessária.

E como revisar?

1 - Definindo as fontes

Quem foi disciplinado nos estudos e fez resumos sempre que estudou (conforme a nossa orientação de sempre) deve reler os próprios resumos. Eles, por serem compactos, são a melhor fonte para a revisão.

Quem não tem resumos deve buscar algum livro específico para a OAB. Rever as aulas não é possível, pois o tempo disponível simplesmente não permite isso.

E é possível revisar resolvendo questões?

Resolver questões sempre deve estar conjugado com o processo de revisão, mas não é exatamente a mesma coisa.

Sim, as questões podem e devem ser resolvidas, mas este ato não deve ser confundido com a revisão em si.

2 - Definindo o escopo

É preciso revisar tudo? A resposta é NÃO!

Como a revisão está intimamente ligada a ideia de consolidação da informação, a prioridade é revisar as disciplinas em que o domínio é mais FRACO.

As disciplinas com amplo domínio devem ter apenas questões resolvidas.

Aqui considero o fato do candidato ter muito conteúdo e pouco tempo para revê-lo. Obviamente, o estudo deve ser otimizado e abraçar o mundo agora não é algo exatamente possível.

Foco, portanto, nas áreas onde será possível arrancar mais alguns pontinhos da banca, e essas áreas são, exatamente, aquelas em que o candidato sabe pouco e tem mais chances de arrancar questões.

Quais disciplinas oferecem o melhor retorno na 1ª fase da OAB?

O foco é nítido: as revisões devem recair sobre as disciplinas em que se tem menos domínio e proporcionam mais questões na prova objetiva:

Pelos simulados anteriores e resolução de questões vocês agora sabem perfeitamente onde o calo aperta. Cada candidato tem suas particularidades e a FÓRMULA do que deve ser revisar é PARTICULAR. Cada um tem as próprias necessidades em função do histórico de estudo e do próprio perfil.

3 - Definindo o método

Revisar é basicamente reler o resumo do que foi estudado até agora. Reler esse conteúdo e, ao final da revisão de cada disciplina, fazer questões para consolidar o conteúdo.

Como se trata de um processo de revisão, ou seja, de rever um conteúdo recentemente estudando, a leitura pode ser um pouco mais rápida do que o convencional, pois vocês perceberão uma familiaridade com o que está sendo estudado, fruto da retomada do tema na memória.

Questões anteriores do Exame de Ordem

Muito importante refazer as questões ao final da revisão de cada disciplina.

E é isso!

Aproveitem o tempo ao máximo, incluindo aí o feriadão, que caiu do céu para quem vai fazer a prova. Vocês terão um tempão extra para estudar em um momento-chave da preparação.

Aproveitem cada segundo desta semana!