Resiliência: hora de superar as adversidades!

Quarta, 5 de julho de 2017

Resiliência: hora de superar as adversidades!

Resiliência é um substantivo feminino que, entre outras coisas, significa  a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Ontem, com o resultado final do XXII Exame de Ordem, uma parte dos candidatos infelizmente não conseguiu comemorar a tão sonhada aprovação.

Sim, reprovar no Exame dói, e dói especialmente quando se estudou muito e o resultado sonhado não apareceu. Um gosto amargo no ego é sentido e a percepção de que é necessário passar por todo o processo de estudo, preparação, provas e resultados novamente, com todo o tempo envolvido nisto, não agrada nem um pouco.

São duas perspectivas muito complicadas de se trabalhar, a percepção de que vai ter de passar por todo o processo novamente e o tempo perdido em tudo isso.

Aí surge a pergunta que não quer calar: como através da derrota, dos dissabores e do fracasso traçar o caminho para uma futura aprovação?

Aí entra a resiliência.

Eu já vi um sem-número de candidatos devastados pela reprovação, irritados, frustrados, infelizes e marcados pelo sentimento da impotência diante da prova.

Acompanhei por anos e anos vários candidatos que tentaram (e ainda tentam) serem aprovados e não conseguem.

Candidato consegue a aprovação no Exame de Ordem após 30 tentativas!

Senhor de 78 anos se forma em direito após perder a mulher e vencer câncer

Ela tem paralisia cerebral, mas nem isso a impediu de triunfar no XVIII Exame de Ordem!

Ela vende churros a um real, vai se formar em Direito e sonha em passar na OAB: conheçam a história da Dona Maria Odete

Aposentado reprovado oito vezes no exame da OAB consegue finalmente a sua carteira!

E já testemunhei vários e vários destes candidatos serem finalmente aprovados após um longo calvário. Como também acompanho o desenrolar de suas carreiras e se transformarem em advogados bem-sucedidos, servidores públicos e até mesmo professores reconhecidos por seus alunos como grandes profissionais.

São quase 10 anos acompanhando os candidatos de perto antes, durante e depois do Exame e sou testemunha de tudo o que vocês possam imaginar.

Por isso tornei-me um crente da capacidade de vocês superarem contratempos, obstáculos, e derrotas, tanto no âmbito pessoal, como no profissional e, claro, no Exame de Ordem.

Tenho a plena convicção de que vocês têm EXATAMENTE o que é necessário para superar o atual momento e vencer a prova de uma vez por todas.

Vocês têm resiliência o bastante para ir adiante.

Vamos ver como superar este momento?

1 ? As quedas!

Não existem vidas lineares, em que nada de grandioso acontece e nem nada de trágico também. Todo mundo enfrenta, com alguma frequência e intensidade, derrotas.

Essa é a vida.

Uma vida linear, sem nenhuma derrota ou vitória é uma vida sem nenhum tipo de emoção, sem nenhum acontecimento e sem nenhuma EVOLUÇÃO.

Se nós quisermos crescer necessariamente precisamos arriscar. Até aqui, nessas alturas do campeonato, vocês já competiram com outras pessoas no vestibular (ENEM), talvez por alguma vaga de estágio ou emprego e talvez também em algum concurso público.

E, é claro, já perderam nesse processo.

Ser derrotado no Exame de Ordem NÃO É, portanto, um evento excepcional, uma desgraça retumbante e insuperável: é algo inerente ao jogo da vida.

O fato de fazer parte do jogo não quer dizer que seja agradável: é óbvio que não é agradável. Mas dentre as variáveis da vida e da multiplicidade de desafios e enfrentamentos a reprovação está dentro da margem das expectativas.

Logo, se cair diante de um desafio é algo normal, considerando a vida como ela efetivamente é, ser reprovado não é exatamente o problema. A boa notícia é que, não importa o tamanho da queda, vocês não precisam erguer as mãos e se renderem. Trata-se de se levantar e seguir em frente.

Bom! Isso evidentemente depende de um fator muito importante: como que vocês reagem ao fracasso.

2 ? O fator emocional

È bastante compreensível nos sentirmos frustrados, tristes, magoados e irritado com a reprovação na OAB, e é até compreensível (e plenamente aceitável) viver esses sentimentos. Dá até para entender o temor com a prova derivado de um fracasso. Essas são respostas normais quando paramos diante de um problema.

Acontece que nenhuma resposta negativa será útil dentro de um processo de recuperação.

Um estudo de 2010 da Universidade de Miami descobriu que as pessoas em estados depressivos, incapazes de superar os obstáculos em suas vidas eram mais propensas a ficarem presas ?ruminando? sobre seus problemas ao invés de buscar por soluções.

Tornam-se presas em seu próprio desespero, como a poeira em um redemoinho, dando voltas, voltas e voltas sobre os sentimentos negativos e causas da derrota, usando muita ENERGIA nesse processo, mas sem sair do lugar e sem conseguir se mobilizar para seguir em frente.

Alguém se identifica com isso?

3 - Recolhendo os cacos

Saibam, e o que falo aqui é a mais pura verdade, que antes do fracasso de vocês CENTENAS DE MILHARES de candidatos fracassaram antes, e dessas centenas de milhares, outras centenas de milhares lograram a aprovação.

Eu falei centenas de milhares. Talvez aí 300 ou 400 mil advogados que, antes de serem aprovados, experimentaram ao menos uma vez a reprovação.

Sim! Se apenas uns 20% dos examinados passam de primeira, então faz sentido afirmar o que afirmei.

O drama da reprovação é algo COMUM e a superação dela, a reprovação, é algo comum TAMBÉM.

Querem histórias de sucesso e superação? Elas são mais comuns do que vocês imaginam.

Alguns passam na 2ªtentativa. Outras, na terceira, e assim vai.

Existem elementos que unem esses candidatos, elementos comuns e fáceis de serem emulados:

a) Persistência;

b) Superação emocional;

c) Muito estudo.

O que existe de mágico nesses 3 elementos básicos? Rigorosamente nada!

A advocacia está repleta de advogados que reprovaram ao menos uma vez no Exame de Ordem. A magistratura, o Ministério Público, a Advocacia Pública, as procuradorias e os Tribunais estão REPLETOS de candidatos que antes reprovaram ao menos uma vez na OAB.

E não são poucos!

Moral da história: é mais do que possível dar a volta por cima. A quantidade de pessoas que já fizeram isso é imensa. Pessoas de diferentes formações, de diferentes constituições morais e intelectuais já passaram pelo drama da reprovação, e demonstraram ter a resilência necessária para dar a volta por cima e lutar pelos próprios sonhos.

Por que não vocês?

4 ? Partindo para o ataque

Pois bem! O que fazer a partir de agora que a frustração foi superada e que seguir em frente é a única opção racional?

A reprovação costuma ser muito reveladora, em especial sobre a metodologia de estudo usada. Quem espera resultados diferentes usando o mesmo método incorre em grave erro! è preciso saber e querer mudar quando a resposta não satisfaz!

Não basta mudar emocionalmente: é preciso mudar a forma como se estuda também!

Como?

A) Resolvam, urgentemente, o simulado e as duas provas anteriores:

Simulado para a prova da OAB: hora de treinar!

Prova XXI

Gabarito XXI

Prova XXII

Gabarito XXII

B) Identifiquem as disciplinas em que o desempenho é RUIM!

Não adianta bater em prego que já foi martelado! É preciso bater nos pregos que ainda não entraram na cabeça. As disciplinas em que o desempenho é RUIM precisam de um upgrade no desempenho! São elas as responsáveis pelos reprovação na 1ª fase.

C) Resolvam MUITOS exercícios das disciplinas com um desempenho ruim e aprenda com os erros!

Sim, vocês vão resolver muitos exercícios das disciplinas em que o desempenho não é bom e vai, evidentemente, errar bastante.

Aprendam com os erros! Verifiquem porque cada erro aconteceu e como saná-lo!

D) Foco absoluto em Ética Profissional

Essa disciplina - Ética Profissional - é importante porque representa 10 questões em 80, ou seja, é 25% das questões necessárias para a aprovação (10 em 40).

Acertar 25% do necessário é FUNDAMENTAL!

Quem fica na zona limítrofe tem a OBRIGAÇÃO de acertas as 10 questões!

E) Usem o melhor material didático possível

Estudar implica na necessidade d e investir, e quem investe deve optar pelo melhor material do mercado.

O caminho da superação não é fácil, mas com certeza é superável!

Resiliência não é um dom mágico, mas um mecanismo de sobrevivência embutido em TODO ser humano.

Hora de levantar a cabeça e começar a pensar no futuro. O caminho que vocês irão trilhar já o fio por muita gente antes! Exemplos não faltam!