MEC já autorizou a abertura de 90 faculdades de Direito somente em 2018

Segunda, 25 de junho de 2018

MEC já autorizou a abertura de 90 faculdades de Direito somente em 2018

Somente na semana passada o MEC autorizou a abertura de 13 novos cursos de Direito no país. Isso, como escrevi, somente na semana passada. 

As publicações ocorreram no D.O.U. dos dias 18 e 22/06.

Praticamente toda semana novas instituições são autorizadas no Diário Oficial da União, sendo que em algumas oportunidades o Ministério abre mesmo as porteiras:

Virou epidemia! MEC autorizou hoje mais 4 cursos de Direito!

Inacreditável! MEC autorizou hoje a abertura de mais 34 faculdades de Direito!

O MEC não para! Mais 2059 vagas em cursos de Direito autorizadas!

MEC autorizou hoje a abertura de mais 13 faculdades de Direito!

MEC autorizou quase 11 mil novas vagas em cursos de Direito apenas em 2018

MEC autoriza mais 9 faculdades de Direito

Nâo registrei aqui no Blog Exame de Ordem todas as autorizações, mas seguramente o total de novas faculdades autorizadas neste ano até o dia de hoje chega a 90. Isso significa dizer algo próximo a quase 20 mil vagas autorizadas concomitantemente, tanto vinculadas as novas instituições como também de instituições já autorizadas.

Devemos hoje estar próximos das 1400 faculdades de Direito regularmente autorizadas pelo MEC. Infelizmente não tenho o número exato.

O MEC, e isso é absolutamente claro, não tem nenhum critério nesse processo de abertura. Joga abertamente para o mercado e não tem nenhuma política pública séria para a educação superior no país.

E não se enganem: vem muito, mas muito mais autorizações por aí. Falo, e isso de forma pragmática, na abertura de pelo menos mais 200 novas instituições até outubro deste ano. E sim, e tem pedidos de abertura que vão além deste número.

Só para atualizá-los: hoje, dia 25/06/2018, o Brasil tem 1.093.161 advogados regularmente inscritos nos quadros da OAB. Mais dois meses, se muito, atingiremos a marca de 1.100.000 advogados no país.

A marca de 1 milhão foi atingida em novembro de 2016.