Segunda, 18 de dezembro de 2017
Que o MEC, como braço do atual governo, faz o jogo das faculdades privadas nós há muito já sabíamos, mas agora essa aliança ficou profundamente explícita, de tal forma que agora ninguém vai ter a menor dúvida.
Hoje foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 9.235/2017, que substitui Decreto 5.773/06, o instrumento normativo que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação, nas modalidades presencial e a distância.
Neste Decreto o Governo, com TODAS AS LETRAS, autoriza a abertura de cursos de Técnico e Tecnólogos em TODOS os cursos de graduação.
Observem:
O que são essas instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica?
São as chamadas IFET's.
Os IFET's são instituições de educação superior, básica e profissional,especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Os institutos federais compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Ou seja, esse tipo de instituição, a partir de agora, pode ofertar cursos para técnicos (de nível médio) e para tecnólogos (para nível superior) para QUALQUER tipo de graduação, incluindo aí os cursos para áreas jurídicas, tanto combatidas pela OAB.
Por que o tecnólogo em Direito assusta? A verdade por detrás deste curso!
URGENTE: OAB perde liminar em ação contra cursos de Tecnólogo Jurídico
Para criar os cursos de tecnólogos basta ter um curso técnico na área, qualquer área.
Ou seja, TODAS AS PROFISSÕES, regulamentadas ou não, poderão encontrar sua contraparte em cursos técnicos, inclusive os cursos da área de saúde, engenharias, Direito e tudo o mais que vocês imaginarem.Eu realmente não sei o que a OAB pode fazer agora.
O mercado da educação está implodindo a olhos vistos, com uma expansão alucinada e a demissão de profissionais qualificados em um ritmo assombroso.
Faculdades preparam demissões em massa ainda em 2017
Iniciada a era do desmonte do ensino superior no Brasil
Hoje teve início, formalmente, a era dos cursos para tecnólogos jurídicos. Seja o que Deus quiser.