Como se preparar para repescagem do XXIV Exame de Ordem?

Segunda, 16 de outubro de 2017

Como se preparar para repescagem do XXIV Exame de Ordem?

Como se preparar para repescagem do XXIV Exame de Ordem? Essa pergunta certamente está sendo feita por vários candidatos, agora convencidos da reprovação no XXIII antes mesmo da análise dos recursos, já pensando em se preparar para a próxima 2ª fase.

Muitos, após a reprovação, não sabem como recomeçar os estudos e estão em dúvida sobre o que fazer.

Primeiro, para deixá-los informados, as inscrições para a repescagem terão início apenas no dia 20/11. Quanto a isto não há agora nenhum motivo de preocupação.

Depois, obviamente, o prazo de hoje até o dia da prova pode ser considerado razoável para quem está na repescagem: 34 dias.

Este prazo, para quem reprovou, é um grande diferencial, pois ele é um tempo extra que os candidatos que serão aprovados na 1ª fase do XXIV não terão. E, claro, para quem está vindo de uma reprovação, nada melhor do que um tempo extra para fazer uma boa autocrítica.

Agora é o momento de se fazer também uma pergunta vital e estratégica: trocar ou não de disciplina?

Claro! Essa reflexão serve apenas para quem está insatisfeito e pensa em trocar de disciplina. Quem está convicto em permanecer na atual área não deve se preocupar com isto.

Sugiro a leitura deste texto aqui: Troca de disciplina da 2ª fase: como fazer?

Lembrando que, a partir do dia 20/11, os candidatos da repescagem poderão não só trocar de disciplina como também de localidade, caso assim queiram.

Publicado o edital da repescagem do XXIV Exame de Ordem

Superada esta etapa, está na hora de escolher um curso. E essa escolha é fundamental, pois um curso para a 2ª fase apresenta ao candidato tudo o que há de mais atual em cada disciplina, afora as especificidades e técnicas para a prova subjetiva.

Conheçam o www.jus21.com.br

Acredito que cerca de 90% dos examinandos aprovados para a 2ª fase escolhem um curso preparatório.

O Jus21 vai lançar HOJE seus cursos para a Repescagem, ESPECÍFICOS para a 2ª fase do XXIV Exame de Ordem, apresentam vários elementos fundamentais para quem almeja uma preparação, acima de tudo, consistente.

Aguardem que já apresentarei a novidade!!!

E sim, se a pergunta é começar a estudar agora, a resposta é inquestionavelmente positiva.

O início dos estudos não pode ser postergado, mesmo que eventual desânimo esteja sendo sentido neste momento.

Como se preparar para repescagem do XXIV Exame de Ordem?

Ninguém aqui quer vender a ideia de que é fácil recomeçar. Sabemos que iniciar uma nova preparação, ainda com o amargo da última reprovação na boca, é um tanto quanto complicado.

Entretanto, em algum momento vocês terão de achar no coração a vontade de recomeçar. Se isso vai acontecer, então que seja o quanto antes.

Lembrem-se: tempo é um elemento crucial para os estudos. E vocês, que estão na repescagem do XXIV Exame, neste momento têm ele de sobra. Logo, aproveitem o momento para se permitirem uma preparação mais aprofundada, com uma exploração mais abrangente do conteúdo, e isso é plenamente possível com todo o tempo disponível no momento.

Falando em preparação aprofundada, nós sabemos que todos acabaram de sair de uma preparação, e estão com um lastro razoável de conhecimentos para iniciar novamente o mesmo caminho.

O que fazer agora então?

O primeiro passo é colocar no papel dois pontos fundamentais:

1 - Os tópicos onde sentiu mais dificuldade na preparação anterior;
2 - Os tópicos que não foram devidamente aprendidos na preparação anterior.

Não que o estudo tenha de começar por eles. Acredito que a preparação deve seguir o ritmo das aulas e da leitura da doutrina, mas quando vocês chegarem nestes tópicos, a atenção e o tempo a ser empregados neles deverá ser maior. Como o tempo ainda é abundante, isso é plenamente possível.

Um segundo ponto de abordagem, e este pode ser inclusive encarado em um primeiro momento de retorno aos estudos, é aprofundar a compreensão da sua respectiva disciplina processual.

Uma pergunta a ser respondida com profunda honestidade: vocês dominam de fato a parte processual da sua disciplina? Diante de um problema hipotético consegue pensar na solução SEM TER SIDO treinado pelo professor? Tão somente, no máximo, consultando o vade mecum?

Muitos examinandos só fazem determinado tipo de peça se o professor de seu curso a tenha ensinado.

Isso é muito, mas muito pouco mesmo para um candidato de OAB.

Examinando TEM de saber achar a solução para cada hipótese, e isso só acontece se sua compreensão do respectivo processo tem certo grau de qualidade.

Logo, para começar de fato, a aquisição de uma doutrina sobre a área processual e o seu imediato estudo parece-me ser o ponto de partida para a preparação. Quem não tem segurança no processo SOFRE muito na 2ª fase, e o momento de encarar essa questão chegou.

O candidato precisa saber identificar o caminho a ser seguido em cada problema apresentado. É isto inclusive que vai lhe dar a confiança verdadeira e necessária para enfrentar a prova.

Este é, portanto, um dos caminhos possíveis para reiniciar a preparação.

E, acima de tudo, não deixem o desânimo tomar conta. A aprovação, e acreditem nisto, não está assim tão longe no horizonte. E com o devido tempo, vocês chegarão afiadíssimos para a próxima segunda fase. Só depende de vocês!