Como focar na preparação para OAB neste final de ano?

Sexta, 22 de dezembro de 2017

Como focar na preparação para OAB neste final de ano?

Hoje é dia 22 de dezembro, sexta-feira! Na próxima segunda estaremos em pleno natal e, na sequência, em uma semana praticamente morta em termos de vontade de estudar e trabalhar. A preparação para OAB neste final de ano fica bem prejudicada.

A semana está com toda cara de estar perdida.

Mas não! Não para você que tem um compromisso com a prova do próximo dia 21 de janeiro. Agora, neste momento, é preciso tirar um pouco a cabeça das festividades e manter o ritmo de estudos, pois a prova está logo ali.

Um mês para a prova subjetiva do Exame de Ordem: Hora de ajustar a preparação!

Como aproveitar esse período de festividades sem perder o foco? Afinal, a chance de ser aprovado acontece AGORA, e não depois!

Que tal estabelecermos alguns exercícios visando levantar algumas certezas e convicções sobre o quão preparado se está nessa reta final?

Isso é bastante significativo, pois a prova está se aproximando, a ansiedade vai crescendo um pouco mais e os candidatos passam a buscar o melhor método para terem CERTEZA de que estão prontos a prova.

Dezembro, o mês decisivo na preparação para a OAB!

Então vamos ROTEIRIZAR o caminho das pedras para não perdemos ele, o foco, a aproveitarmos bem esse tempo festivo sem deixar a peteca cair.

Primeira pergunta: vocês estão sabendo TODAS as peças de suas respectivas disciplinas?

O que é "saber a peça?"

Isso envolve vocês terem a correta noção de competência, delimitação das partes, FUNDAMENTO LEGAL da peça, eventual possibilidade de liminares ou antecipações de tutela, possíveis exceções, ritos e tipos de pedidos.

Mais: saibam, e bem quando cada peça é aplicável, seja dentro do âmbito de um processo já existente ou na hipótese de uma ação a ser ajuizada.

Cada ação tem suas particularidades, que vão desde a competência até o pedido final, e isso vocês precisam saber.

"Mas tem de ser TODAS as peças?" A resposta é SIM, vocês precisam saber TODAS elas! Não basta só ter a convicção quanto ao um grupo de peças em específico, por mais básicas que elas sejam: a surpresa no Exame de Ordem é uma variável sempre em aberto, e vocês precisam estar prontos.

Vejam este ponto do edital:

3.5.10. Para realização da prova prático-profissional o examinando deverá ter conhecimento das regras processuais inerentes ao fazimento da mesma.

Isso significa somente uma coisa: o candidato tem de dominar as regras processuais da sua área, ou seja, tem de saber tudo.

Simples assim!

Desde o X Exame de Ordem a FGV passou a cobrar com relativa regularidade peças inéditas. Essa eventualidade precisa ser afastada pois o risco é REAL!

Aliás, a FGV tem, nas diferentes disciplinas, buscado cobrar novidades. É importante atentar para esta observação.

Logo, vocês devem treinar a construção das peças:

Trabalhem todas as peças, AFINEM as peças com os seus vade mecuns (só cuidado para não estruturarem roteiros!!) e construam a convicção de que vocês sabem todas as peças.

Isso apresenta duas vantagens: primeiro, a óbvia, de que vocês estão mesmo sabendo de tudo. A segunda é que o emocional ganha um imenso alívio, pois a convicção gera tranquilidade e confiança.

Os examinandos de um modo geral possuem alguns medos em específico. E ter medo da 2ª fase é algo absolutamente normal, em especial por conta dos recorrentes problemas ocorridos nas últimas edições, em especial na última 2ª fase, campeã absoluta de dramas, traumas e confusões, tudo em decorrência de enunciados complicados, anulações e ânimos muito acirrados.

E quais seriam esses medos em específico?

a) Medo de esquecer alguma coisa
b) Confundir um pedido de uma ação com outra
c) Medo dos detalhes de cada peça.

Treinem!

A 2ª fase não é só a parte processual, não é só a peça prática. O Direito Material é importantíssimo e precisa ser treinado. Façam a melhor revisão possível. Se os estudos ainda não terminaram, ao menos utilizem um período de dia para somente revisar o conteúdo.

E no final de semana façam uma revisão geral.

Este é um roteiro não muito específico, mas ao menos é um princípio e um guia de ações para este período.

Preparação para OAB: o grau de dificuldade da prova

E as provas? Como elas serão?

Temos muitos candidatos aprovados para esta 2ª fase e cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Ou seja, é preciso ficar bem atento.

O que esperar da 2ª fase do XXIV Exame de Ordem?

Não Deve ser um bicho de 7 cabeças, em especial porque a banca tem errado menos na 2ª fase nestas últimas edições, e isso é um alento para todos. É bem verdade que tivemos falhas pontuais, mas elas foram todas superadas, sem considerar que na média a qualidade das provas subiu bastante.

Dica final

A partir de agora a vida de vocês deve ser resumida aos estudos. Quem passou nesta 1ª fase é um abençoado e deve retribuir a benção com um sacrifício proporcional.

Essa é a chance de vocês! Esse período de final de ano é uma dádiva para todos, pois o tempo extra para estudar é um verdadeiro presente.

Foco no objetivo. A preparação para OAB séria demanda isto.