O preço da aprovação no Exame de Ordem

Sexta, 25 de agosto de 2017

O preço da aprovação no Exame de Ordem
Há dois dias recebi a mensagem da imagem acima. Uma mensagem bastante triste, por sinal.

As inscrições terminaram no início deste mês. Logo, ele perdeu o direito de fazer a repescagem. Nessas horas, R$ 130,00 não representam nada diante do prejuízo de ter de fazer tudo novamente.

Ter de estudar para a 1ª fase novamente, adquirir (se possível) material de estudo e, acima de tudo, todo o tempo perdido nesse processo.

As chances que temos na vida são assimétricas. Uns têm mais oportunidades e chances de triunfar, enquanto outros sofrem mais para conseguir alcançar seus objetivos, isso quando conseguem.

É muito triste ver um rapaz perder a inscrição porque o benefício do INSS demorou a chegar.

Aliás, R$ 130,00 descontado deste benefício, usado para sustentar a família dele, é uma soma considerável para ele e sua família.

Sua aprovação no Exame representaria o início de um novo tempo, de novas oportunidades, a chance de uma arrancada por um futuro melhor.

Agora tudo terá de esperar mais um pouco.

Daí vem a pergunta: quanto custa, para todos os candidatos, reprovar na OAB?

A resposta é complexa, envole um sem-fim de variáveis, mas ela pode ser resumida em um pequeno raciocínio: "o custo pode ser pequeno, pode ser alto, pode ser significativo por muitos anos ou ter um impacto desprezível no tempo. Em suma: o custo é intangível".

E como lidar com isso?

Simples: ficando pronto para as oportunidades o mais cedo possível. Não permitir que NADA atrapalhe o projeto de aprovação!

Essa é a solução, ou ao menos a sua lógica, e ela depende de INVESTIMENTO.

Investimento de tempo, de dinheiro, de esforço para vocês ficarem prontos no tempo certo.

Quanto custa passar na OAB?

Custa um rol indefinido de oportunidades perdidas.

Custa tempo fora do mercado profissional.

Custa dar espaço para a concorrência tomar espaços que deveriam ser seus.

Concorrência?

Eventualmente considera-se que no Exame de Ordem não há concorrência, diferentemente de um concurso. Puro engano!

No mundo dos concursos, por exemplo, a concorrência é nítida, materializada no concorrente ao seu lado. No Exame de Ordem quem está ao seu lado fazendo a prova não disputa uma vaga por uma carteira da OAB, ele disputa sim é uma vaga no mercado de trabalho, na iniciativa privada ou nos concursos que exigem a carteira da Ordem ou algum tempo de experiência profissional.

Seguindo a lógica deste texto, sim, há concorrência, e concorrência feroz. Não ser aprovado implica em prejuízos sem a menor sombra de dúvida.

Quanto custa passar na OAB?

Depende, majoritariamente, da forma como você vê a realidade. Investir em si mesmo, com seriedade, com afinco, visando a aprovação, destinando o tempo necessário e o investimento em educação necessário para a tingir esse objetivo são, de forma bem simples, diretamente proporcionais a forma como a realidade é vista.

Mais 4 meses gastos para fazer a próxima prova pode não parecer nada. Mas ali, no campo do imponderável, poderia significar muito em termos de tempo e oportunidade perdidos.

Daqui para frente, quando você for pensar no Exame de Ordem, tenha em mente o rol de desdobramentos que o sucesso ou o fracasso podem gerar, e adote uma postura condizente com aquilo que se encaixa melhor com seus sonhos.

Inacreditavelmente até hoje vejo gente que afirma fez a prova "sem levá-la muito a sério." Isso cobra um preço, e esse preço pode ser muito alto. Infelizmente essa pessoa pode nunca saber disso.

Ninguém pode.

O cavalo passa selado algumas vezes pela vida da gente. Estejam prontos para poderem ao menos escolher se querem pegá-lo ou não.

Sei das dificuldades de cada um, mas elas não podem impedir a chegada do futuro de vocês. Pois, se o futuro não chega, a vida não muda.

Cada um de nós vive seus próprios desafios, sejam eles quais forem. E a nós compete vencê-los, e ninguém poderá fazer isso em nosso lugar.