Nenhuma questão deverá ser retificada no XXV Exame de Ordem

Quarta, 11 de abril de 2018

Nenhuma questão deverá ser retificada no XXV Exame de Ordem

Na noite de ontem tomei ciência da informação de que não se discute no âmbito da OAB a RETIFICAÇÃO de questões na 1ª fase do XXV Exame de Ordem.

Já era algo que eu imaginava, mas consultei fontes ligadas ao Exame para passar a informação com mais segurança para vocês.

É bom, antes de qualquer coisa, deixar claro que RETIFICAR é diferente de ANULAR!

Na anulação a questão perde sua validade e o ponto dela é atribuído indistintamente a todos os candidatos, majorando a nota de cada um. Quem acertou a questão simplesmente mantém sua nota.

Já na retificação o gabarito da questão é alterado, e quem colocou a alternativa certa, de acordo com o novo gabarito, ganha um ponto, e quem colocou a resposta certa, de acordo com o gabarito original, antes da retificação, perde o ponto, tendo sua nota reduzida. A questão, neste caso, não sofre os efeitos da anulação, mas tão somente tem sua resposta correta alterada.

Cursos do Jus21 para a 2ª fase do XXV Exame de Ordem Abertas as inscrições para a repescagem no XXV Exame de Ordem

A retificação é algo MUITO RARO no Exame de Ordem. Só tivemos na história do Exame de Ordem três retificações de gabarito em uma 1ª fase, isso considerando não só o tempo do Exame Unificado como também o tempo do CESPE. Ou seja, trata-se de uma decisão administrativa excepcional.

E mais!

A retificação sempre ocorre, no máximo, no dia SEGUINTE ao da prova, pois a banca não espera que todo mundo se envolva na preparação para a prova para depois matar os sonhos de milhares de aprovados com uma retificação tardia. Isso seria uma irresponsabilidade e tanto a OAB como a FGV não incorreriam neste erro.

Na prova da 1ª fase do XIX Exame a OAB, por exemplo, tivemos a retificação de duas questões, o que pegou alguns (muitos) candidatos de surpresa

Naquela oportunidade a prova havia sido aplicada em 03/04 e a retificação veio logo no dia seguinte, 04/04.

FGV retifica gabarito da 1ª fase do XIX Exame de Ordem

Logo, quem está com 40 pontos pode ficar tranquilo.

E as anulações?

Quanto as anulações a banca ainda vai se manifestar, mas eu diria que existe a possibilidade real de ao menos uma ser anulada.

Lembrando que possibilidade não é certeza.

Muitos candidatos perguntam se compensa estudar para a 2ª fase. Eu diria que é sempre um risco a ser tomado considerando o contexto e também a gestão do tempo.

Do dia do resultado final da primeira fase, quando saberemos se vão anular ou não alguma coisa, até o dia da prova teremos tão somente 19 dias. É muito pouco tempo para se preparar.

Logo, quem tem fé e acha que vão anular algo tem de tomar uma decisão, pois se deixar apenas para o dia 08/05 vai ter dificuldades de se preparar minimamente para a prova.

E, repetindo, quem está com 40 deve iniciar o quanto antes a preparação. Estes estão firmes e fortes na 2ª fase!