Nenhuma questão anulada na 1ª fase do XXV Exame de Ordem

Terça, 8 de maio de 2018

Nenhuma questão anulada na 1ª fase do XXV Exame de Ordem

E pela 12ª vez a OAB não anula nenhuma questão na 1ª fase de um Exame de Ordem. A lista final de aprovados é igual a lista preliminar, ou seja, não tivemos nenhuma anulação.

Mesmo com uma aprovação bem mais baixa que da prova do XXIV Exame (que teve uma anulação), a OAB entendeu por não anular nada.

A verdade é que a Ordem perdeu desde o XXIII Exame todo e qualquer medo de reprovar, especialmente o medo de impor altas reprovações aos candidatos.

Na 1ª fase do XXIII Exame de Ordem tivemos 15.352 aprovados, sem anulações.

Na 1 fase do XXIV Exame, foram 47.693 aprovados, com 1 anulação.

E agora no XXV Exame, sem anulações, tivemos 29.892 examinandos aprovados.

O quadro, como sempre, não era fácil para os candidatos. Tivemos uma quantidade bem menor de recursos, e isso pesa na hora da banca deliberar.

Mas, mesmo assim, a questão do Estúdio Max merecia ser anulada:

XXV Exame de Ordem: recurso para a questão do Estúdio Max

Foi nossa única aposta, até porque evitamos ao máximo vender ilusões aos candidatos. Sabíamos que era difícil, mas a OAB faz questão de demonstrar que pode ser ainda mais difícil para os candidatos: basta ela querer.

Apesar de tudo, de todas as fundamentações, de todas as análises, entenderam que não cabia nenhuma anulação.

É a 12ª vez que a OAB não anula nada. Contando da 1ª vez, no VIII Exame, são 12 vezes em 18 que a OAB impõe sua vontade mesmo apesar de bons recursos.

Lista final de aprovados

Consulta individual ao resultado final

Ninguém pode deixar sua aprovação nas mãos da boa vontade da OAB. Nem mesmo o candidato que fica ali, no quase, com 39 pontos, deve ter muitas esperanças nos exames futuros. A Ordem está cada vez mais solidificando seu posicionamento de não anular nada, independentemente de eventuais falhas vislumbradas pelos professores de cursinhos.

A Ordem busca, sob sua ótica, uma prova perfeita.

Ao menos para ela?