Max Gehringer: "Hoje é mais fácil achar um advogado do que um encanador"

Quarta, 9 de maio de 2018

Max Gehringer:

O famoso consultor de carreiras Max Gehringer, conhecido nacionalmente pelos conselhos dados a brasileiros no programa Fantástico, da Rede Globo, e na rádio CBN, palestrou na última segunda-feira em Porto Alegre abrir a 13º Feira das Oportunidades do Senac-RS, evento com auditório lotado.

E uma colocação dele revelou o estado de coisas na advocacia:

"? O curso técnico foi ignorado na última década. Tem gente com 21 anos com faculdade e desempregada. Enquanto isso, pessoas com menos estudo, mas mais experiência, têm emprego. Por falta de mecânico, as empresas precisam montar um Senai. Hoje, é mais fácil achar um advogado do que um encanador ? diz."

Ele também teceu críticas à formação dos jovens:

"? Hoje, os professores não podem divulgar publicamente as notas dos alunos para ninguém saber quem são os melhores e os piores da turma ? e assim evitar a humilhação. Professor não pode corrigir trabalho com caneta vermelha, senão choca. Quando essa geração ingressa no mercado de trabalho, tem um choque: desde o primeiro dia, já se sabe quem são os melhores e os piores. E quem não melhora, cai fora ? observa."

Os principais pontos da palestra vocês podem ser no link a seguir: Max Gehringer: "Hoje é mais fácil achar um advogado do que um encanador"

Max Gehinger não é da advocacia, e, ainda assim, consegue ler a realidade do mercado. Sim, ele está certo, existem muitos advogados mesmo. Hoje, 09/05/2018, nós temos 1.087.215 advogados inscritos na OAB. E esse número só tende a crescer, pois o MEC tem expandindo de forma absolutamente irresponsável o número de vagas na graduação.

MEC autorizou quase 11 mil novas vagas em cursos de Direito apenas em 2018

MEC autorizou hoje a abertura de mais 13 faculdades de Direito!

OAB bate pesado no MEC: ?Contribui com a continuidade do estelionato educacional no Brasil?

O MEC não para! Mais 2059 vagas em cursos de Direito autorizadas!

O ambiente para o mercado fica tóxico com tantos profissionais, mas mesmo com uma realidade explícita como esta, o governo fecha os olhos (deliberadamente) e deixa o empresariado da educação mandar no ministério.

A opinião de Max Gehringer é mais um alerta para a advocacia. E não deve ser ignorada.