Fashion Law Day - 1º Congresso de Direito da Moda da OAB/SP

Quinta, 7 de dezembro de 2017

Fashion Law Day - 1º Congresso de Direito da Moda da OAB/SP

O que é Fashion Law? Talvez o nome evoque alguma carga de preconceito, mas trata-se de um ramo da advocacia dedicado ao mercado da moda, da estética e da beleza.

Detalhe, para quem acha que "Fashion Law" é frescura: Para 2017, as vendas do setor devem apresentar aumento nominal de 7,9%, alcançando R$ 190,6 bilhões, ante uma queda de 2,6% em 2016. Em volume, o setor deve fechar o ano com crescimento de 5,5%, para 6,09 bilhões de peças. Em 2016, houve retração de 5,9%. Mercado de moda cresce em receita e em volume

É muito dinheiro, e isso em um ano de crise econômica séria!

Outro detalhe: é um mercado muito pulverizado!

Trata-se, na verdade, de uma especialização operacional, e não técnica, do mercado. Aqui o advogado tem de se aproximar de fábricas, fornecedores, salões de beleza, modelos, varejistas (lojas de roupas, perfumes, acessórios, cosméticos), os empregados destas lojas, designers, fahionistas, etc.

A especialização neste mercado aproxima estes diferentes atores deste mercado do advogado que queira esse nicho, e a grife de "fashion lawyer" ajudaria neste processo.

A Estratégia do Oceano Azul: como encontrar novos mercados na advocacia?

Agora eu faço a pergunta: quantos "fashion lawyers" vocês conhecem pessoalmente?

Essa é uma pergunta importante, pois existe uma demanda por este mercado e poucos profissionais interessados nele. E isso representa, evidentemente, uma oportunidade de crescer na profissão, buscando nichos ainda não ocupados por colegas de profissão. O nível de competição é bem menor e, claro, a possibilidade de ser bem-sucedido cresce bastante.

Fashion Law Day

A OAB/SP realizou hoje o I Fashion Law Day, exatamente para orientar como funciona esse segmento da advocacia. É uma bela oportunidade de aprender mais um pouco sobre essa especialização e, se for o caso, explorar esse segmento da advocacia.

Quem tem interesse no tema deveria parar um pouco e conferir o que foi debatido.

Confiram: