Estudante de Direito apresenta TCC vestido de drag queen

Quinta, 4 de janeiro de 2018

Estudante de Direito apresenta TCC vestido de drag queen

No conto de fadas ?A Roupa Nova do Rei?, uma criança apontava para o monarca nu e dizia, na sinceridade de sua inocência, que o governante estava pelado ? e não trajando um tecido que apenas os inteligentes poderiam ver. Em geral, a verdadeira inteligência enxerga além das aparências ? ou, ainda, aceita que romper padrões estéticos faz parte de um meio que se propõe aberto à diversidade.

Fizemos essa reflexão para tratar da performance de Rafael da Escóssia Lima, de 23 anos, que, na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), defendeu seu TCC vestido de drag queen.

Você há de perguntar: o tema da monografia está, então, ligado a questões de gênero ou aos direitos da população LGBT, certo?

Errado. O trabalho se pautou na relação entre professor e aluno no âmbito do ensino jurídico.

Então, você há de indagar: por que defender a tese vestido de drag queen? Rafael devolve o questionamento com outro: e por que não?

Ele também é ator e, assim, decidiu apresentar o TCC como se fosse uma performance, a qual, de certa maneira, tangenciou o objeto de estudo da monografia.

Estudante de Direito apresenta TCC vestido de drag queen

A manifestação artística se propôs a discutir o excesso de formalidade no ambiente acadêmico, sobretudo no campo do direito. É uma reflexão que, afinal, acaba permeando também as interações entre docentes e discentes.

E não deixou de ser, como afirma o próprio Rafael, um ato político, por quebrar padrões de expectativa.

O então estudante foi precavido e avisou de antemão aos integrantes da banca sobre a performance que realizaria. Temeu que lhe apontassem o dedo em reprovação, mas aconteceu o contrário: foram receptivos e avaliaram com inteligência aquilo que viram. Resultado: Rafael se formou.

E vestido como rainha. Mas não iludido por um vendedor de tecidos, e sim na plenitude da consciência de seu papel, ali: mostrar-se nu no sentido de quem não tem nada a esconder, somente a revelar, apontando caminhos para uma sociedade mais justa.

Fonte: Catraca Livre