Você está estudando certo para a OAB?

Quinta, 4 de janeiro de 2018

Você está estudando certo para a OAB?

Você tem certeza de que está estudando certo para a OAB? Que a metodologia empregada para aprender vai produzir resultados?

Trata-se de uma pergunta fundamental dentro do processo de preparação. E, claro, escolhas ou percepções erradas costumam cobrar um preço muito alto dos candidatos.

Vejam só a pergunta que recebi hoje de uma seguidora do Blog. Essa pergunta merece algumas ponderações porque revela algumas percepções equivocadas sobre o processo de estudo.

"Bom dia Maurício! Me dá um luz.. Estou a muito tempo sem estudar  fiz a penúltima prova da OAB e não passei. Agora quero fazer essa próxima prova. Eu sempre estudo por revisões no you tube e faço exercícios ( comentados) assim q termino de fazer 10 questões olho o gabarito e vou ao código. Nunca faço resumos ( pq acho q gasto muito tempo fazendo). Me dá uma luz, vc acha importante fazer resumos ou assistir aulas + exercícios é o suficiente?? Muito obrigada"

Vamos analisar alguns pontos importantes desta pergunta, pois dá para perceber que algumas práticas estão equivocadas.

1 - Eu sempre estudo por revisões no youtube

Material de youtube, em regra, é incompleto e defasado. Como fonte primária de estudo não serve.

O ideal sempre é ter um livro específico para a OAB ou um curso preparatório atualizado.

Estou falando do segundo passo dentro de um projeto de preparação: o material didático.

Material didático questionável, duvidoso ou sem nenhum tipo de controle quando a sua produção é potencialmente lesivo para o qualquer um.

"Ah, mas não tenho dinheiro"

Até entendo essa dificuldade, mas a prova não virá mais fácil por conta disto, e muito menos a banca deixará de cobrar legislação atualizada porque seu material didático não é dos melhores.

2 - Faço exercícios (comentados). Assim que termino de fazer 10 questões olho o gabarito e vou ao código

Aqui a candidata faz os exercícios, o que é fundamental.

Mas tenho uma ponderação a fazer.

A primeira é que os comentários devem ser lidos após o próprio candidato tentar justificar a sua resposta, consultado suas fontes de estudos.

Sim, fazer isso é muito trabalhoso, mas gera uma maior intensidade na fixação do conteúdo.

E a explicação sobre isto farei no tópico a seguir.

3 - Nunca faço resumos (porque acho que gasto muito tempo fazendo)

Erro brutal!

Vamos para a lição basilar: estudar cansa!

Para se ter um resultado positivo quanto a fixação do conteúdo, é preciso se ESFORÇAR! É o esforço cognitivo que gera a fixação da informação e estrutura a memória de longo prazo.

Todo método "fácil" ou "acelerado" deve ser descartado porque o esforço é baixo, e sem isso não há a devida retenção do conteúdo.

Quando se faz um resumo, de cabeça, você EVOCA a informação que acabou de ver, obrigando o cérebro a resgatar o conteúdo recém visto. Esse esforço estabelece, em um primeiro momento, uma retenção maior do conteúdo, pois o cérebro está sendo obrigado a repensar o que viu.

Sim, é cansativo, mas faz parte do ato de estudar e não deve ser descartado.

4 - Cadê as revisões?

Em momento alguma nossa amiga falou em revisar o que já estudou. E isso é um erro também.

Na revisão - ou seja, na repetição do processo original de retenção do conteúdo - está a chave para formar a memória profunda.

Ao entrar em contato mais uma vez com o conteúdo estudado, o cérebro tem a sensação de que já viu aquilo (e já viu mesmo), e REFORÇA a presença do conteúdo na memória.

Curso Completo para o XXV Exame de Ordem - Teoria e Questões

Revisões precisam ser periódicas, e devem ser estruturadas com a leitura do resumo (Olha a importância dele aí mais uma vez) e a resolução de mais exercícios.

A revisão precisa ficar um pouco longe no tempo, e pode ocorrer de duas a três vezes para cada tema para sedimentar com consistência a matéria estudada.

5 - Estudando certo para a OAB: o ciclo completo de preparação

Leia um livro ou veja uma aula, complemente a leitura com a lei seca, faça de cabeça um resumo do que viu ou leu ao término da sessão de estudo, resolva exercícios para forçar a fixação. Após isso, depois de uma semana, faça a revisão do conteúdo estudado.

Esse é o caminho que, com certeza, gera a fixação do conteúdo e a aprendizagem.

Quando falamos em estudar, falamos de um processo complexo que envolve várias etapas, cada uma com um papel definido (e importante) para a formação do conhecimento.

Cronograma de Estudos para o XXV Exame de Ordem ? 3 meses

Só ler, só ver aula, ou apenas resolver exercícios, tomados de forma isolada, produzem um impacto limitado no aprendizado.

6 - Aceite o fato de que estudar demanda esforço e tempo

Fuja de fórmulas fáceis de estudo e, principalmente, da CRENÇA de que dá para "estudar rapidinho".

Estudar cansa sim, come o tempo e exige concentração. Ao término de uma sessão de 3 ou 4 horas de estudo CERTO você vai achar que evoluiu muito pouco na aquisição do conhecimento, e possivelmente estará certa.

Mas a pergunta diária não é o QUANTO se estudou, no sentido de quantidade, mas sim se o aprendizado foi ÚTIL, ou seja, se o que foi estudado está devidamente apreendido pela mente.

Por isso que bato forte na tecla de que vocês precisam de pelo menos 5 meses para estudar de forma adequada, com tempo de esgotar o conteúdo para fazer bonito na prova. Demandar mais tempo é uma exigência da metodologia de estudo a ser utilizada.

Estou perdido! Como me preparar para a prova da OAB?

Se seu objetiva é só ver aulas ou só ler, dois meses, ou mesmo menos serão suficientes. A diferença é que na hora da prova o preço do processo facilitado de estudar será cobrado, e a reprovação torna-se a opção mais provável.

A verdade é: não existe fórmula fácil!

Mas mesmo não sendo fácil, é plenamente possível ser aprovado. Só ter método e força de vontade.