Candidata denuncia possível fraude no XXIII Exame de Ordem

Quarta, 26 de julho de 2017

Candidata denuncia possível fraude no XXIII Exame de Ordem

Chegou ao meu conhecimento uma representação feita no Ministério Público Federal de Alagoas por uma examinanda que fez a última prova da OAB, aplicada no domingo passado.

Segundo a narrativa, o envelope onde são acondicionadas as provas chegou violado ao local de prova, em um tamanho grande o suficiente para passar duas mãos.

A prova, ainda assim, teve continuidade, apesar da reclamação da candidata e de outros presentes.

Vários candidatos enviaram a mesma foto para mim, e a questão está ganhando reverberação nas redes sociais.

Pois bem: fui me informar e fiquei sabendo que de fato o envelope tinha furos, mas que eram pequenos e que foram resultado de uma pressão do ar interno do envelope, vindo a estourar o plástico.

Ou seja, o evento não configurou em uma fraude.

É preciso ressaltar que fraudes no Exame de Ordem ocorrem em TODAS as edições. Pontos eletrônicos e colas são comuns na prova, alvo da ação de quadrilhas e candidatos inescrupulosos.

A OAB tem ciência desses fatos e sempre pede que a Polícia Federal investigue, mas não costuma dar publicidade a isso.

É bom lembrar que fraudes também acontecem em concursos públicos, vestibulares e no ENEM, e com regular frequência. Esses tipos de certames sempre são alvos de criminosos. A OAB não ficaria imune.

A própria OAB, de ofício, já anulou uma prova da 2ª fase do Exame de Ordem Unificado. A Ordem, e disto tenho certeza, não ficaria inerte ou silente caso uma fraude real tivesse ocorrido.

É preciso calma antes de afirmar algo de tão grande gravidade e com consequências seríssimas para dezenas de milhares de candidatos.