Calendário extraoficial da OAB 2018

Terça, 5 de dezembro de 2017

Calendário extraoficial da OAB 2018

Está na hora de projetar o calendário para o Exame de Ordem em 2018! Chegou o tempo de iniciar a preparação para a próxima prova objetiva. Ou seja, chegou o tempo de estudar!

O calendário oficial deve sair no final de dezembro, ou, mais provavelmente, no início de janeiro. Como a preparação para o XXV não pode mais esperar, fiz aqui uma projeção do calendário como um todo para vocês. Comecei pioneiramente ainda em 2014 a fazer projeções do calendário do Exame de Ordem, dada a necessidade dos candidatos em se organizarem.

Hipotética data de aplicação da prova da 1ª fase do XIII Exame de Ordem

Logo, tratam-se de datas não oficiais e, claro, passíveis de erro.

Calendário extraoficial da OAB 2018 - Margem de erro

Entretanto, a margem de erro nunca é maior do que duas semanas (isso quando ocorre), o que é algo bem confortável em termos de organização. Além disto, o calendário unificado costuma ser muito estável em termos de datas, sendo que as provas são sempre aplicadas em períodos muito iguais ao longo dos meses de um ano. Ou seja, a chance de coincidência das datas é sempre muito alta.

Curso completo OAB Teoria e Questões para o XXV Exame de Ordem

Curso Completo de Teoria e Questões para o XXV Exame de Ordem

Em regra, entre a prova da 2ª fase de uma edição e a prova da 1ª fase de outra, nós podemos observar que a FGV usa aproximadamente 2 meses e mais alguns poucos dias entre uma prova e outra. A variação costuma ficar sempre entre 63 e 70 dias, no máximo, e essa lógica deve continuar agora no Exame de Ordem em 2018.

O calendário é sempre muito útil como um todo, mas importa mesmo a data da próxima 1ª fase. Basta ter o conhecimento desta data agora. O restante pode ser suprido com o calendário oficial quando este for publicado.

Exame de Ordem - Planejamento

Pensando no planejamento, vamos assumir que temos exatos 4 meses para a prova objetiva do XXV Exame de Ordem.

Eu diria, considerando o contexto atual do Exame de Ordem, com duas provas cascudas muito recentes (XXI e XXIII), que esse é o prazo CERTO para se iniciar uma preparação que possa ser considerada satisfatória.

Muitos examinandos deixam para começar os estudos com 2 meses ou menos, mas isso já não serve mais para vocês.

Eu diria até que se trata de uma irresponsabilidade consigo mesmo.

Isso significa que a preparação terá de ser mais completa, e uma preparação completa demanda mais tempo.

Estudar é uma atividade com etapas

Estudar, tenham isso sempre em mente, não é só ler ou ver aula. É uma atividade que envolve etapas, e cada etapa tem um propósito, que é o de gerar a memória profunda. Ler ou assistir uma aula é apenas o início do processo de estudo.

Obviamente, estudar direito consome tempo.

Curso completo OAB Teoria e Questões para o XXV Exame de Ordem Curso Completo de Teoria e Questões para o XXV Exame de Ordem

Com 4 meses dá para estudar tudo, com qualidade, e obter assim a melhor preparação possível.

Organizem-se e bons estudos!